Última atualização em 3 de junho de 2025

O Plenário da Câmara Municipal de Paulínia (CMP) vai apreciar na sessão desta terça-feira (3) seis requerimentos de autoria do vereador Douglas Guarita (DC). Em um deles, o parlamentar cobra informações sobre o medicamento Ritalina LA 10mg, prescrito para o tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adultos.
De acordo com Guarita, atualmente, apenas o genérico Attenze (Cloridrato de Metilfenidato 10mg) pode ser encontrado nas farmácias públicas da cidade. “O que não atende de forma adequada a todos os pacientes, tendo em vista que alguns têm melhor resposta ao medicamento original”, explica ele, e complementa: “Além disso, há informações de que, mesmo quando a Ritalina LA está disponível, a quantidade recebida pela rede de saúde é insuficiente para suprir a demanda, levando à rápida indisponibilidade do medicamento”.
No documento (leia a íntegra) que será enviado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o vereador pergunta:
1. Qual a razão da ausência contínua da Ritalina LA 10mg?
2. Existe previsão para a regularização do fornecimento deste medicamento?
3. Está previsto aumento na compra ou reposição da Ritalina LA para suprir a demanda atual? 4. Como é feito o processo de aquisição e distribuição do referido medicamento?
5. Quais os critérios utilizados para a distribuição da Ritalina LA 10mg aos pacientes cadastrados?
6. Há possibilidade de substituição do genérico por outra alternativa com equivalência terapêutica para pacientes que não se adaptam ao Attenze?
A sessão legislativa começa logo mais, a partir das 17h30. Por lei, repartições públicas questionadas pelo Poder Legislativo devem responder em até 30 dias, a contar da data do recebimento dos requerimentos parlamentares.