Correio Paulinense

Paulínia, 22 de abril de 2024
Vencido desde 2016, Plano Diretor de Paulínia finalmente é reformulado

Última atualização em 28 de dezembro de 2022

Com o mecanismo legal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de toda a cidade, ou seja, o Plano Diretor do Município (PDM), desatualizado desde 2016, a Prefeitura de Paulínia (PMP), finalmente, publicou nesta terça-feira (27) um novo texto, aplicável a partir de 27 de janeiro de 2023.  Por lei, o PDM tem que ser revisado a cada dez anos. 

Aprovado segunda-feira (26) pela Câmara Municipal (CMP), o PDM 2023/2033 começou a ser construído em fevereiro de 2020, quando o prefeito Du Cazellato (PL) instituiu, por meio de decreto, um grupo de trabalho com os secretários de Planejamento e Controle Urbano, Obras e Serviços Públicos. Educação, Transportes, Saúde, Negócios Jurídicos e de Meio Ambiente, para revisar o PDM 2006/2016. É o Plano Diretor que define, por exemplo, onde os grandes ou pequenos comércios podem ser construídos na cidade.    

“A partir de junho deste ano, tendo a assessoria técnica da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), foram realizadas oito audiências públicas, sendo seis nos bairros São José, Bom Retiro, Santa Terezinha, Betel, Parque Brasil 500 e Jardim Planalto, entre outros estudos”, afirma o governo Cazellato (PL), e ressalta: “Com o novo PDM, a Prefeitura irá aprimorar o planejamento urbano da cidade, com a elaboração de propostas e novas ferramentas de políticas públicas voltadas ao macrozoneamento, zoneamento e regras urbanísticas”.

Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Du Cazellato (PL) comentou a aprovação do novo PDM: “Encerramos um problema que se arrastava desde 2016, ano em que o Plano Diretor venceu e deveria ter passado por revisão. Agradeço a todos os envolvidos neste importante projeto, que irá nortear o crescimento de Paulínia pela próxima década”. 

Solo
Na mesma segunda-feira (26), os vereadores aprovaram também a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), advinda do Plano Diretor do Município (PDM) atualizado. Uma das principais funções da LUOS é alinhar as questões e licenças ambientais, impedindo que imóveis ou empresas ultrapassem limites de proteção da natureza.

Mizael Marcelly
Foto: Paulínia Vista de Cima

<imagem1>Paulínia_PDM_LUOS.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima