Correio Paulinense

Paulínia, 4 de fevereiro de 2025
Secretariado: Guarda que resgatou bebê de bueiro em 2007 assume pasta de Transportes

Última atualização em 1 de fevereiro de 2025

Valcir Emerick, o prefeito Danilo Barros, e Joaquim LopesFoto: Assessoria de Imprensa/PMP

O penúltimo secretário do governo Danilo Barros (PL) foi anunciado nesta sexta-feira (31): Valcir de Andrade Emerick, 49 anos, escolhido para a pasta de Mobilidade e Transportes. Servidor público de carreira desde 2000, quando entrou para a Guarda Civil Municipal (GCM), Emerick é bacharel em Direito, formado pela Unisal, e pós-graduado em Direito Público pela ESAMC.

Na GCM, o novo secretário atuou como corregedor-geral durante 10 anos, e ainda integrou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da corporação. Barros anunciou ainda o chefe de gabinete da secretaria: Joaquim Lopes da Silva Junior, 64 anos, que tem um vasto currículo quando o assunto é transporte público. Foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), e atuou em vários órgãos ligados ao setor como Dersa, Emdec, Denatran e Emplasa.

Herói
O novo Secretário de Mobilidade e Transportes de Paulínia ganhou o noticiário nacional dia 5 de julho de 2007, quando ele e o também GCM Rodrigo Domingues Vieira retiraram um recém-nascido de dentro de um bueiro, na Avenida Prefeito José Lozano de Araújo. O caso gerou muita comoção, e a atuação dos guardas civis foi considerada heroica.
Na época, Emerick  relatou que achou o bebê com apenas uma escoriação na proximidade do olho.“(Dentro do bueiro) Tinha caco de vidro, plástico, bituca de cigarro, um gargalo de uma garrafa de vidro, mas nada o atingiu”, afirmou ele ao portal G1 São Paulo. A médica do Hospital Municipal de Paulínia que atendeu “Pedro”, nome dado ao bebê por enfermeiras do HMP, disse que se o resgate tivesse demorado mais um pouco o menino não teria sobrevivido.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima