Última atualização em 5 de fevereiro de 2025

A Câmara Municipal de Paulínia (CMP) aprovou nesta terça-feira (4) requerimento do vereador Sargento Camargo (Republicanos) cobrando do Executivo a adesão do município aos programas estaduais de saúde.
“Os programas Corujão da Saúde e o Fila Zero têm como objetivo reduzir o tempo de espera na fila por exames e cirurgias nas redes de saúde pública”, justifica o parlamentar, e complementa: “Considerando a existência de uma taxa elevada na fila de espera para consultas e cirurgias em nosso Município, fica evidente que para melhorar a agilidade no atendimento e a qualidade da saúde, seria de extrema relevância a incorporação destes programas”.
Nesta quarta (5), a presidência do Legislativo encaminhou o requerimento do republicano para apreciação do prefeito Danilo Barros (PL).
Programas
O Corujão da Saúde foi lançado em janeiro de 2017 e, segundo a Prefeitura de São Paulo, 83 dias depois havia atendido 99,65% dos 485 mil e 300 exames na fila de espera desde o ano anterior. “O atendimento é realizado em hospitais e clínicas das redes pública, particular e filantrópica, que ofertam exames extras em horários alternativos, conforme a capacidade ociosa de cada local”, explicou a administração paulistana.
Já o Fila Zero realiza mutirões de consultas, exames e cirurgias eletivas, voltados para pacientes que já possuem encaminhamento médico e aguardam por uma vaga. O programa acontece em hospitais, centros de especialidades e unidades básicas de saúde (UBSs).