Correio Paulinense

Paulínia, 15 de junho de 2024
Recreação virtual reforça vínculo com alunos na pandemia

Última atualização em 9 de julho de 2020

Mais de 17 mil alunos da rede municipal de Paulínia estão sem aulas desde o dia 19 de março, quando a cidade confirmou o primeiro caso do novo coronavírus e foi obrigada a adotar medidas de restrição para conter a propagação da doença. De lá para cá, alunos e professores têm vivido uma nova e desafiadora rotina escolar, marcada pelo distanciamento social imposto pela pandemia. 
As aulas passaram a ser remotas, através da plataforma Google Drive, onde as atividades escolares, antes desenvolvidas presencialmente, são colocadas à disposição dos estudantes, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a Prefeitura Municipal de Paulínia (PMP), alunos sem acesso à internet estão retirando nas escolas o material de estudo impresso.
Mas, além de ensinar ou aprender à distância, professores e alunos estão aproveitando o ambiente virtual com diversas atividades recreativas, que têm deixado esses dias de pandemia um pouco mais alegres.  A professora Roberta Carvalho, por exemplo, tem protagonizado vídeos divertidos para os alunos da Creche “Felipe Macedo de Barros”, onde ela trabalha. 
No mês passado, Roberta produziu a série de três vídeos “Festa Junina em Casa” para celebrar o São João, uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira.  No primeiro, a professora contou a história “A menina da lanterna”. No segundo, vestida a caráter, ela ensinou e relembrou brincadeiras típicas como o “jogo das argolas” e a “corrida de saco”. No último vídeo, Roberta aparece dentro de uma “Barraca do Beijo” virtual, dançando ao som de um dos hinos juninos: Ai que saudade D’ocê (Zeca Baleiro). 
“A nossa diretora, Rosemeire Gomes de Abreu, sempre nos ressaltou a importância de mandar vídeos para que possamos manter o vínculo com as crianças”, disse ela, e complementou: 
“Assim, estamos nos atualizando, aprendendo a usar novos aplicativos , estudando, sorrindo, contando histórias para alegrar e deixar esse período com um pouco mais de alegria”. 
No último dia 5, mais um vídeo de Roberta divertiu e encantou os alunos da Creche “Felipe”. A brincadeira foi “O Que Será Que Tem Dentro Dessa Caixa?” (CLIQUE AQUI e assista), de onde a professora tirou alguns bichinhos de pelúcia e, no final, o seu cachorrinho de estimação, Harry. A ideia é despertar nas crianças o amor pelos animais.

Segundo ela, outras professoras da rede também produzem e publicam vídeos recreativos para seus alunos. “Na nossa creche nos revezamos e quase todas em algum momento gravam“, afirmou. Um dos vídeos produzidos por Roberta foi publicado terça-feira (7) nas redes sociais do programa Mais Caminhos, da EPTV Campinas, afiliada de Rede Globo. 

Foto: Reprodução

<imagem1>ROBERTACARVALHO_professora_vídeos_Paulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima