Última atualização em 3 de abril de 2024
Na sessão desta terça-feira (2), a Câmara Municipal de Paulínia (CMP) aprovou, por unanimidade, mais um pedido de informações ao Executivo sobre o transporte de pacientes da rede municipal de saúde, que necessitam passar por procedimentos médicos fora do município. De autoria do presidente da Casa, Edilsinho Rodrigues (Sem Partido), o requerimento (nº 305/24) afirma que “a grande maioria dos usuários não tem condição de se locomover por conta própria”, e coloca três questões:
1- Existe atualmente uma equipe médica ou funcionários aptos para avaliação das condições de saúde dos pacientes para um deslocamento mais humanitário?
2- Qual a quantidade de veículos e modelo disponibilizados para tais deslocamentos de pacientes?
3- A Secretaria de Saúde possui veículos adaptados para portadores de deficiência física, como cadeirantes, entre outros?
Ano passado
Em novembro de 2023, o Chefe do Poder Legislativo apresentou um requerimento similar (nº 1283/23), também aprovado pelo plenário, o qual foi respondido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no dia 6 do mês seguinte.
“Em retorno ao Requerimento do nobre Vereador, informamos que o Serviço de APH dispõe de 18 veículos para transporte de pacientes, sendo 2 unidades de suporte avançado (UTI), 2 unidades de resgates, 12 unidades sanitárias e 2 vans adaptadas, para atendimento a pacientes com necessidades especiais. A equipe conta com médicos e enfermagem aptos para assistência aos pacientes”, informou Milena Moreira Mendes, diretora administrativa do Hospital Municipal de Paulínia (HMP).