Correio Paulinense

Paulínia, 23 de março de 2025
Prefeito avisa que AIJ não receberá mais dinheiro, a partir deste mês: corte compromete folha de pagamento e programas

Última atualização em 8 de agosto de 2013

[imagem] A partir deste mês de agosto, a Associação para Infância e Juventude (AIJ) de Paulínia não receberá mais a subvenção da Prefeitura, aprovada pela Câmara Municipal em dezembro passado e prevista no Orçamento Municipal deste ano. A entidade foi comunicada oficialmente ontem (07), através de ofício encaminhado pela administração Edson Moura Júnior (PMDB). “Infelizmente, este mês não teremos dinheiro para pagar os funcionários e nem para comprar alimentos para as crianças da Casa Abrigo”, afirmou Cássio de Oliveira Marques, funcionário administrativo da AIJ. 

Atualmente, a AIJ conta com a colaboração de 266 funcionários, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e apoio técnico- administrativo. Segundo números da entidade, em 2012 foram realizados 16.641 atendimentos diretos a à crianças, adolescentes e jovens. “De janeiro a julho deste ano já fizemos 11.819 atendimentos”, afirmou o funcionário. A subvenção municipal, até então recebida pela AIJ, cobria cerca de 90% do custo operacional da entidade. O restante vinha de parcerias com empresas da iniciativa privada.  
Segundo o prefeito Edson Moura Júnior (PMDB), a partir de agora, a Prefeitura realizará todos os atendimentos e procedimentos desenvolvidos pela AIJ e pelo Centro de Ação Comunitário (Caco), que também teve a subvenção cortada pela atual administração municipal. A Prefeitura só não informou ainda quando a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (SEPRODES) iniciará o atendimento às famílias desassistidas pela medida do prefeito Moura Júnior (PMDB). 
A AIJ realizará às 15hs desta quinta-feira (8), em Frente ao Fórum de Paulínia, uma manifestação contra a medida do prefeito Edson Moura Júnior (PMDB). Além de funcionários, participarão do manifesto as crianças, adolescentes e jovens integrados aos programas da AIJ, bem como os familiares deles. De acordo com Cássio Marques, uma comissão foi formada pela entidade para falar com os promotores André Perche Lucke e Danilo Roberto Mendes, que já intermediaram uma tentativa de acordo entre a Prefeitura e o Caco, no início desta semana. 
O QUE FAZ A AIJ? 
A Associação pela Infância e Juventude de Paulínia, tem como missão de promover, defender e garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens, bem como contribuir para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades, convivência, resgate e fortalecimento de vínculos, apoiando suas famílias e comunidades na superação das desigualdades sociais.  
Atualmente a AIJ executa ações socioassistenciais, localizadas em sete (07) pontos estratégicos do município, dos quais de janeiro a julho do corrente ano, promoveu 11.819 (onze mil, oitocentas e dezenove) atendimentos diretos a crianças, adolescentes e jovens. O exercício de 2012 totalizou 16.641 (dezesseis mil, seiscentos e quarenta e um) atendimentos diretos. 
Trata-se de Proteção Social Básica e Especial de Alta Complexidade, ofertada nos termos da legislação e normas técnicas específicas da Política Pública de Assistência Social.  
Programas em execução:
Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho – PPIMT (Rua Ângelo Varandas, 534 – Santa Terezinha – Paulínia/SP). 
Proporciona aos adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, moradores de Paulínia, preparo básico para inserção no mundo do trabalho, por meio de projetos relacionados à orientação e iniciação profissional, bem como programas de aprendizagem com base na Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000. 
Programa Fazendo Arte – Núcleos de Oficinas Socioeducativas Fazendo Arte I, II, III e IV
I – Avenida Duque de Caxias, 695 – João Aranha – Paulínia/SP.
II – Avenida Antônio Batista Piva, 1614 – Monte Alegre V – Paulínia/SP.
III – Rua Cândido Pedro Braga, 49 – Parque Bom Retiro – Paulínia/SP.
IV – Avenida José Padovani, 1214 – Jardim Amélia – Paulínia/SP. 
Atua no atendimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, em quatro núcleos descentralizados em bairros do município, o qual visa complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, por meio de acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades. Oferece Oficinas Socioeducativas de Hip Hop, Capoeira, Judô, Música, Desenho, Artesanato, Informática Lúdica, Futsal e Culinária.  
Serviço de Acolhimento Institucional “Caminho de Luz” – Unidades I e II
I – Rua Argentina, 1333 – Jardim América – Paulínia/SP.
II – Rua Edinaldo Mauro Vedovelo, 72 – Paulínia/SP. 
O Serviço de Acolhimento Institucional “Caminho de Luz”, propicia acolhimento a adolescentes em caráter temporário e excepcional, buscando o fortalecimento e reintegração familiar e social, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Paulínia e Conselho Tutelar, atendendo em 02 unidades adolescentes provenientes da rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.   
Atualmente a Entidade, conta com a colaboração de 266 (duzentos e sessenta e seis funcionários), entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e apoio técnico- administrativo. 
Tendo como base a Lei nº 10.097/2000, a AIJ mantém convênio com 15 (quinze) empresas (AGAÉ, COPAGAS, HERINGER, GALVANI INDÚSTRIA, INTEGRAL CONTROLE DE PRAGAS, INVISTA, KATOEN, MERIAL, OAB, ORION CARBONS, ORSA, ROYAL FIC, SUPERMERCADO CALEGARIS, TRANPORTADORA CAVALINHO E PETROBRAS), o que totaliza 119 (cento e dezenove) Adolescentes e Jovens Aprendizes integrados ao mundo do trabalho, que desenvolvem atividades teóricas e práticas concomitantes, em estrita consonância com as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego. 
Iniciamos na última sexta-feira (02/08), a II Oficina de Iniciação em Computação Gráfica, que atende diretamente 40 (quarenta) adolescentes e jovens, preparando-os para este amplo campo de trabalho. 
Mantemos, ainda, o “Projeto Oportunidades para a Empregabilidade”. São jovens egressos dos programas desenvolvidos pela AIJ, que são orientados e encaminhados para oportunidades de trabalho nas empresas do município. 
Projeto Espaço Família 
O projeto tem como objetivo promover a abertura de espaços para discussões pertinentes ao contexto familiar e desenvolvimento dos usuários atendidos, com temas transversais para prevenir a ocorrência de situações de risco pessoal e social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, contribuindo para o protagonismo familiar, com vistas a alternativas emancipatórias no enfrentamento das vulnerabilidades vivenciadas.
Fonte: Associação para Infância e Juventude Paulínia (AIJ)
Foto: Arquivo/CP Imagem 

<imagem1>a7a1806c02dc16d5af639a27f8b789fa.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima