Última atualização em 3 de junho de 2016
[imagem] O mundo comemora neste domingo (5) o Dia do Meio Ambiente, com várias ações em defesa do ecossistema. Em Paulínia, a data_hora será marcada por um plantio de 120 mudas de árvores nativas no Parque do Cerrado, programado para segunda-feira (6) pelas Secretarias municipais de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) e Educação, que incumbiu da missão alunos das EMEFs) “Yolanda Tiziani Pazetti” e “Prof.ª Odete Emídio de Souza”.
O Parque do Cerrado, que abrange uma área de 100 mil metros quadrados no bairro Cascata, é um importante bioma brasileiro protegido por lei municipal de 2006. Yasmin Donda de Souza, de 9 anos, João Paulo Soares de Oliveira, de 10 anos, e Amanda Benelli Correia, de 11 anos, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, do concurso promovido pela Seddema e Educação para escolha da logomarca do Parque do Cerrado participarão do plantio.
Segundo a assessoria de imprensa municipal, serão plantadas 40 espécies nativas, como Ucuúba do Cerrado (Virola sebifera), Uvaia do cerrado (Hexaclamys edulis), Pitanga do Cerrado (Eugenia pitanga), Bacupari do Cerrado (Peritassa Campestris), Ipê Amarelo do Cerrado (Tabebuia aurea), barbatimão (Stryphnodendron), Angelim cerrado (Vatairea Macroparpa), vinhático-do-campo (Plathymenia reticulata), entre outras.
Ainda segundo a assessoria, o meio ambiente é trabalhado dentro do currículo da rede municipal de ensino, de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.
Biodiversidade
Para a engenheira agrônoma do Jardim Botânico de Paulínia, Ângela Vedovello, o cerrado detém uma riqueza infinita no campo farmacêutico e a enorme gama de sua biodiversidade. Tanto na flora, quanto na fauna.
“O Cerrado é um dos biomas mais importantes para a preservação do meio ambiente, ecologicamente equilibrado e sustentável. Os serviços ambientais prestados pelo cerrado são fundamentais para a manutenção do solo, a regulação climática e o fornecimento de água”.
O bioma Cerrado é o segundo ecossistema mais rico em biodiversidade do Brasil, pois possui fauna e flora riquíssimas e muitas delas servem como base para a alimentação humana, medicamentos, produtos de cosméticos, entre outras utilidades, conforme o Manual para Recuperação da Vegetação de Cerrado (DURIGAN et al., 2011).
Este ecossistema é tão indispensável que foi recentemente incluído entre os destaques globais para a conservação. Os destaques são habitats naturais que correspondem a apenas 1,4% da superfície do planeta, onde se concentra cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo.
Foto: PMP/Divulgação
<imagem1>55a51abb2b07bf1b15251c079e550e94.jpg</imagem1>
<imagem2>55a51abb2b07bf1b15251c079e550e94.jpg</imagem2>
<imagem3>413990c58a4d0dd58d21ecd5737ffaee.jpg</imagem3>
<imagem4></imagem4>
<imagem5></imagem5>
<video1></video1>