Correio Paulinense

Paulínia, 26 de julho de 2024
Paulínia terá cartório de imóveis: projeto do Tribunal de Justiça já tramita na Alesp

Última atualização em 3 de maio de 2024

O deputado estadual Dirceu Dalben adiantou que votará favorável ao Cartório de Imóveis em Paulínia – Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (3), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL), encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que cria o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Paulínia. Além disso, a proposta prevê atribuir ao cartório já existente na cidade “a especialidade de Protesto de Letras e Títulos”.

“Conforme dados do IBGE, o Município de Paulínia possui 110.537 habitantes e área total de 138,777 km², mas referida Comarca não conta com Oficial de Registro de Imóveis, Título e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica nem com Tabelião de Protesto de Letras e Títulos, o que exige deslocamento de seus moradores por aproximados 20 km para que tenham acesso aos serviços em questão na Comarca de Campinas”, justifica o TJSP, e acrescenta: “Há estudos que comprovam a viabilidade econômica da medida. Segundo informação encaminhada pelo 4° Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Campinas, aproximadamente 78% dos atos praticados referem-se à Comarca de Paulínia, o que reflete renda bruta de R$ 8.813.282,50”.

A matéria tem o apoio de todos os deputados, especialmente dos chamados municipalistas como Dirceu Dalben (Cidadania). “A criação destes novos ofícios em Paulínia vai facilitar muito o dia a dia da população! É uma demanda antiga dos moradores, que hoje precisam percorrer mais de 20 quilômetros até Campinas para terem acesso aos serviços. A dificuldade é ainda maior para quem depende do transporte público”, explicou o parlamentar, por meio da assessoria de imprensa. Depois da CCJR, o PL 271/2024 segue para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp. Ainda não há data para votação em Plenário.

CLIQUE AQUI para ler projeto completo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima