Correio Paulinense

Paulínia, 24 de abril de 2024
Paulinense da gema, Angela Duarte receberá Título de Cidadã Emérita

Última atualização em 30 de abril de 2023

Assinado em 11 de abril de 2017 pelo então presidente do Poder Legislativo de Paulínia, Du Cazellato, o Decreto Legislativo 216/2017, de autoria do vereador Fábio Valadão (PL), concedeu à Angela Maria Duarte o Título de Cidadã Emérita, que será entregue oficialmente na próxima quinta-feira (4), a partir das 18h30, no Plenário da Casa de Leis.

Chamada carinhosamente de Angelita pelos amigos, Angela Duarte, como é mais conhecida, está no álbum de formatura da Turma 2005 do Curso de Direito da UNIP (Universidade Paulista) de Campinas, e na lista de servidores aposentados da Prefeitura de Paulínia (PMP), onde trabalhou durante quase 30 anos como técnica de enfermagem no HMP.


Ainda na ativa em março de 2020, início da pandemia Covid-19 no Brasil, Angela passou por treinamento de entubação com a anestesista chefe do HMP, Vanessa Carvalho – Foto: Reprodução/Facebook 


Ainda como servidora pública, Angela foi autora e coordenadora do Programa Educacional de Prevenção e Saúde Escolar (PEPSE), que atendia alunos desde o berçário até a educação do idoso, bem como criou o Procon de Paulínia, quando atuou na assessoria jurídica da extinta Secretaria dos Negócios Jurídicos (SNJ).

Militante política desde 1983, a primeira dos três filhos do casal Izolino Clemente Duarte (in memorian) e Benedita Aparecida Duarte, já presidiu dois partidos políticos na cidade –  PMN (Partido da Mobilização Nacional) e PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) –  e disputou cinco eleições municipais: quatro para vereadora e uma à vice-prefeita.


No Plenário do Poder Legislativo Municipal – Foto: Divulgação/CMP


De 78 votos em 2000, quando disputou pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal (CMP), ela pulou para 1.032 em 2012, e foi a quinta mulher eleita vereadora pela cidade. Como parlamentar, protagonizou debates importantes no Plenário e apresentou inúmeras proposituras, algumas delas transformadas em lei.


Com os filhos Jeferson e Jéssica – Foto: Álbum de Família


Com a linda cadela Nina, que infelizmente morreu no último dia 23 –  Foto: Álbum de Família 


Reconhecida também como uma das mais importantes e dedicadas defensoras de animais da cidade, a mãe de Jéssica e Jeferson comanda a Secretária Municipal de Educação desde março do ano passado, quando foi nomeada pelo também ex-vereador e atual prefeito da cidade, Du Cazellato (PL). 

Mizael Marcelly
Foto Principal: Correio Imagem 

<imagem1>Secretária_AngelaDuarte.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima