Correio Paulinense

Paulínia, 22 de maio de 2024
O que os candidatos a prefeito de Paulínia estão prometendo no papel

Última atualização em 4 de agosto de 2019

Em sua página na internet, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou para consulta pública os planos de governo de cinco dos nove candidatos que disputarão a eleição suplementar para prefeito de Paulínia, dia 1º de setembro: Rafael Cambuí Mesquita Santos, o Capitão Cambuí (PSL), Ronaldo Pontes Furtado, o Coronel Furtado (PSC), Ednilson Cazellato, o Du Cazellato (PSDB), Marcelo Silva de Barros, o Marcelo Barros (PSOL) e Ademir Antonio Bosco, o Tuta (Cidadania).
 
As propostas dos candidatos são voltadas para as áreas de saúde, educação, segurança, transportes, esporte e lazer, cultura, turismo e eventos, gestão pública, promoção e inclusão social, emprego e renda, planejamento, meio ambiente, habitação, desenvolvimento econômico, finanças, contas públicas, servidores públicos, combate às drogas, combate à corrupção, proteção e direitos dos animais. Ao todo, eles registraram na Justiça Eleitoral mais de 600 medidas
O Correio analisou as medidas colocadas no papel pelos candidatos  para as áreas públicas mais sensíveis do município, atualmente: saúde, educação, segurança e mobilidade urbana/trânsito. No entanto, vale destacar que, pela primeira vez, o tema corrupção aparece de maneira explícita em programas de candidatos à Prefeitura de Paulínia. Se eleito, Coronel Furtado (PSL) promete implantar uma “Controladoria Geral Anticorrupção”. Em eventual governo, Capitão Cambuí (PSL) promete “combate à corrupção e rigoroso controle das contas públicas”. Já o candidato Tuta (Cidadania) pretende “combater a corrupção com sistemas inteligentes de fiscalização”.
Além de listar as principais propostas dos candidatos para a saúde, educação, segurança e mobilidade urbana/trânsito, o Correio disponibiliza os links para você conhecer o plano completo de cada candidato. Confira abaixo. Divulgaremos os planos de governo dos candidatos a prefeito pelo MDB (Nani Moura), PRTB (Angela Duarte), DC (Loira) e PT (Custódio Campos) assim que os documentos estiverem disponíveis no site do TSE.
Capitão Cambuí (PSL)
Saúde
 – Gestão efetiva da distribuição de medicamento.
– Modernizar e integrar os sistemas de atendimento das UBSs.
– Dar agilidade na marcação de exames e implantar a central de agendamento.
Educação
– Fortalecer a atuação das escolas infantis.
– Implementar escolas de ensino fundamental séries iniciais em período integral.
– Implementar a Escola Técnica de Paulínia em parceria com o Sistema S.
Segurança
– Aumentar o efetivo da GMP e otimizar os equipamentos.
– Promover campanhas municipais de segurança no trânsito, visando transformar a cidade em modelo nacional de trânsito seguro.
– Implantar sistemas de monitoramento em toda cidade.
Mobilidade Urbana/Trânsito
– Viabilizar a adequação de acesso e inversão da mão de direção do viaduto sobre a Rodovia “Prof. Zeferino Vaz” altura do km 129.
– Promover campanhas municipais de segurança no trânsito, visando transformar a cidade em modelo nacional de trânsito seguro.
CLIQUE AQUI e veja programa completo de governo
Coronel Furtado (PSC)
Saúde
– Auditoria nas contas e nos contratos.
– Plano de eficiência no combate às fraudes, perdas financeiras e desvios diversos.
– Digitalização dos processos para aprimorar a gestão administrativa e estratégias dos agentes da rede de saúde pública.
Educação
– Aumentar o número de vagas na Educação Infantil para crianças de zero a cinco anos. 
– Investir na Educação do contraturno, em área especial, para a prática de esportes e atividades culturais.
– Proporcionar educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do município.
Segurança
– Captação de recursos para aparelhamento e aperfeiçoamento do efetivo e capacitação socioeducativa emocional para os policiais.
– Melhorar iluminação e policiamento dos bairros.
– Monitoramento eletrônico das fronteiras do município (entradas e saídas).
Mobilidade Urbana/Trânsito
– Criar e ampliar cursos de aperfeiçoamento para todos envolvidos no trânsito.
– Investir em campanhas para a criação de valores na sociedade, pautados no respeito às leis e na proteção à vida, em especial dos mais frágeis.
– Investir em campanhas educativas permanentes que abordem os principais fatores de risco no trânsito: álcool, velocidade excessiva, avanço de sinal e desrespeito ao pedestre e aos ciclistas.
CLIQUE AQUI e veja programa completo de governo
Du Cazellato (PSDB) 
Saúde
– Reparar e revitalizar os prédios das unidades de saúde, readequando-os, quando necessário, de acordo com as normas de acessibilidade.
–  Garantir a adequada manutenção periódica dos prédios das unidades de saúde, bem como dos seus móveis e equipamentos, realizando melhorias quando necessárias.
– Fortalecer a atenção básica em saúde melhorando o atendimento nas unidades básicas de saúde, através de investimentos direcionados a este nível de atenção à saúde.
Educação
– Realizar um estudo sobre o papel da União e do Estado na educação do município, incluindo as fontes de financiamento da educação. 
–  Reparar e revitalizar os prédios escolares que necessitam de intervenção, modernizando as estruturas e, quando necessário, readequando-as, de acordo com as normas de acessibilidade.
– Garantir a adequada manutenção periódica dos prédios escolares, bem como a dos seus móveis e equipamentos, realizando melhorias quando necessárias.
Segurança
– Reforçar a integração das forças policiais do Município (Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar). 
– Ampliar o serviço de inteligência, implementando novas tecnologias. 
– Dar continuidade ao Programa Guarda nas Escolas, ampliando o Combate as Drogas.
Mobilidade Urbana/Trânsito
– Realizar um estudo, juntamente com a concessionária, objetivando desafogar o trânsito no viaduto sobre a Rodovia SP 332 (acesso à estrada da Rhodia).
– Terminar a obra da construção da ponte sobre a ferrovia da estrada da Rhodia.
– Priorizar a construção da ponte de acesso para a região do João Aranha.
CLIQUE AQUI e veja programa completo de governo
Marcelo Barros (PSOL)
Saúde
– Humanização do atendimento e implementação de uma ótica preventiva, com programas,  em parceria com comunidade e outras esferas de governo, no sentido da promoção de uma vida saudável. 
– Implementar a informatização da saúde, com georreferenciamento, para coleta de dados, fiscalização e planejamento de ações, de forma a prever demandas e atuar preventiva ou corretivamente, desde o primário nas recepções e farmácias dos postos de saúde até a necessidade de aquisição de insumos e equipamentos e criação de projetos específicos para situações emergenciais. 
– Auditoria do hospital municipal, verificando-se os contratos de ampliação e a razão de não haver pleno atendimento.
Educação
– Incentivar a gestão democrática das escolas, fortalecendo seus conselhos e aumentando a  interação entre família e escola. 
– Disponibilizar um formulário padrão para coleta e processamento de informações dos educandos, permitindo traçar um perfil abrangente e facilitando a elaboração das estratégias de trabalho. 
– Aplicação e revisão do Plano Municipal de Educação por meio da criação do Fórum Municipal de Educação, com apoio ao Conselho Municipal de Educação.
Segurança
– Guarda Civil Municipal que esteja voltada à população, em seu sentido educativo, com desenvolvimento de atividades de prevenção junto às escolas; –
– Bases de segurança em diversos pontos da cidade, sob o prisma da Guarda Comunitária e popular, sem viés militarista. 
– Sistema especial monitoramento em regiões escolares. 
Mobilidade Urbana/Trânsito
– Construção de estruturas cicloviárias, ciclofaixas, bicicletários e programas de aluguel de bicicletas, fomentando a micromobilidade no município. 
– Padronização em calçadas e passeios, propiciando maior qualidade do deslocamento a pé e dando condições de segurança e construindo uma cidade igualmente acessível.
– Remodelar o esquema de trânsito na região dos bairros Jardim Calegaris e Jardim Fortaleza, especialmente na Avenida dos Expedicionários.
CLIQUE AQUI e veja programa completo de governo
Tuta (Cidadania)
Saúde
– Aperfeiçoamento do centro de reabilitação.
– Aprimoramento das campanhas institucionais de saúde.
– Fortalecer o atendimento nas mais diversas especialidades.
Educação
– Reduzir o déficit de vagas na educação infantil (creche).
– Investir na formação de professores e profissionais de educação a fim de melhorar a qualidade do ensino de Paulínia.
– Fortalecer os conselhos escolares, garantindo a participação efetiva da comunidade e dos pais, professores e alunos na gestão escolar.
Segurança
– Criação de concurso para guarda municipal.
– Aquisição de novas viaturas.
– Aquisição de armas e equipamentos de comunicação.
Mobilidade Urbana/Trânsito
– Melhorar as calçadas da cidade.
– Investir em passarelas em locais de grande movimentação.
– Construção da nova ponte de acesso à cidade.
CLIQUE AQUI e veja programa completo de governo

Fotos: TSE/Divulgação
Arte: Correio

<imagem1>suplementaPaulínia_planos.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima