Correio Paulinense

Paulínia, 23 de abril de 2024
Novinho em folha, Ginásio do João Aranha volta a receber competições

Última atualização em 11 de março de 2023

No último 28 de fevereiro, quando comemorou 59 anos de emancipação político-administrativa, Paulínia recebeu de presente o Ginásio de Esportes do João Aranha completamente restaurado, pronto para sediar, novamente, as mais importantes competições esportivas da cidade, como o Campeonato Municipal de Futsal 2023 (leia mais abaixo).


Foto: Divulgação/PMP  


Inaugurado em 24 de junho de 1994, o segundo ginásio mais antigo do município foi denominado “Agostinho Fávaro – Lara” em dezembro de 1993, por iniciativa do então vereador Francisco Almeida Bonavita BarrosProjeto de Lei nº 118/93 e Lei nº 1.769/93 -, um dos inúmeros amigos do homenageado. Falecido em novembro de 1992, com quase 49 anos, Lara deixou a esposa, Sueli Aparecida dos Santos Fávaro, e três filhos: Juliana, Glauco e Claudia.


Agostinho Fávaro, o Lara. Foto postada em novembro de 2013, no perfil Paulinenses da Gema, pelo também saudoso fotógrafo Doni Muller.


Ao propor a homenagem, 30 anos atrás, Bonavita justificou: “Lara foi figura de destaque, principalmente no meio esportivo paulinense, onde desempenhou várias funções em clubes e entidades variadas da cidade”.

O comerciante Agostinho Fávaro foi presidente e diretor de esportes da Associação Esportiva Paulinense (AEP), membro da Liga Paulinense de Esportes, presidente quatro vezes da Escola de Samba Havaí 71, conselheiro fiscal do antigo Lar dos Velhinhos, além de outras atividades exercidas. 


A inauguração do Ginásio do João Aranha, em 1994, reuniu a Família Fávaro, incluindo Alexandre Fávaro Correa, sobrinho de Lara, na época um adolescente de 17 anos.


Ubirajara Correa (cunhado), Claudia (filha), Glauco (filho), Juliana (filha), Sueli (esposa), Bonavita, Tranquila Gadioli Fávaro (mãe, in memorian), Anice (irmã, in memorian), Toninho Pietrobon (cunhado, in memorian), Lucia (irmã), Alexandre (sobrinho), e Edna (irmã). Foto: Severino Ramos (in memorian).

Hoje, quase três décadas depois, como Secretário de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos de Paulínia, Correa descerrou, junto com o prefeito Du Cazellato (PL), a segunda placa em homenagem ao tio ilustre, eternizado em um dos mais importantes espaços esportivos do município.


Cazellato, Sargento Camargo, Alexandre Fávaro e outros familiares de Lara, na reinauguração do ginásio. Foto: Divulgação/PMP  


Futsal 2023

Foto: Divulgação/PMP

E a segunda etapa do tradicional Campeonato Municipal de Futsal, prevista para começar no final de abril, será a primeira competição no Ginásio do João Aranha, após o espaço ser reformado e reinaugurado pelo governo Du Cazellato (PL).

Na primeira etapa, o popular “Janeirão” envolveu oito categorias, incluindo a feminina, durou dois meses e terminou no último dia 26.  Na próxima, serão quatro categorias em disputa: Sub-20, Veterano, 1ª e 2ª Divisão, com os jogos no “Agostinho Fávaro -Lara” e no Ginásio de Esportes “Vicente Amatte”, Centro.

“Os interessados têm até o dia 6 de abril para preencher o formulário. No dia 12 do mesmo mês, será realizado o Congresso Técnico, quando a tabela será apresentada aos times inscritos”, informou a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos, responsável pelo campeonato.  CLIQUE AQUI para Regulamento e Fichas de Inscrição!

Mizael Marcelly
Fotos Principais: Severino Ramos (in memorian) e Divulgação/PMP

<imagem1>Agostinho_Lara_1994_2023.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima