Correio Paulinense

Paulínia, 20 de maio de 2024
Nas redes sociais, pré-candidatos à Prefeitura de Paulínia repercutem o 1º de Maio

Última atualização em 2 de maio de 2024

Dirceu Dalben, Lafaiete Biet e Priscilla Bittar registraram em suas redes sociais o dia dedicado aos trabalhadores do Brasil e de outros 80 países, aproximadamente, onde o 1º de Maio é celebrado – Créditos: Redes Sociais

O Dia do Trabalho teve origem nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, Nesse dia, mais de 300 mil manifestantes foram às ruas das grandes cidades americanas reivindicando uma nova carga horária máxima de trabalho por dia: oito horas sem redução salarial. “O protesto terminou em repressão, com ataque da polícia, mortes de ambos os lados e até sindicalistas condenados à morte. O movimento se alastrou pelo mundo, tendo aderência de trabalhadores europeus no ano seguinte”, diz uma reportagem de O Globo sobre o tema. Feriado nacional, a data no Brasil é comemorada desde 1925.

Em Paulínia, o 1º de Maio de 2024, nesta quarta-feira, foi marcado por duas festas e um ato partidário. No Parque Brasil 500, a prefeitura realizou  a “Festa do Trabalhador 2024”,  que atraiu centenas de pessoas. No Vista Alegre, aconteceu a “4ª Feijoada do Trabalhador Paulinense”, sendo a segunda promovida pela Associação dos Trabalhadores de Paulínia. Já no Centro, o Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu militantes em frente à Igreja São Bento, na Avenida José Paulino.

Nas redes sociais, o chamado “dia de descanso” apareceu em posts da advogada Priscilla Bittar (PSB), do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), do advogado Lafaiete Biet (PT) e do empresário Tuta Bosco (Solidariedade), que devem disputar a Prefeitura de Paulínia nas eleições municipais deste ano. Não encontramos mensagens alusivas ao 1º de Maio nos perfis de Nani Moura e Robert Paiva (caso tenham postado, o espaço está aberto para incluirmos), outros dois futuros concorrentes à sucessão de Du Cazellato (PL).

Leia, abaixo, o que escreveram os pré-candidatos (por ordem alfabética).

Dirceu Dalben (Cidadania)
“Neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, nossa homenagem é para você, trabalhador e trabalhadora, que, com esforço e dedicação, contribui diariamente para o desenvolvimento das nossas cidades paulistas. Seja nos serviços essenciais ou em qualquer outra profissão, o trabalho é a expressão da sua capacidade de criar, inovar e transformar o mundo mais próspero e justo para todos!”

Lafaiete Biet (PT)
“O 1º de Maio 2024 é um dia de celebração e reflexão para levar a toda a população brasileira a luta do movimento sindical em defesa da classe trabalhadora. As pautas de luta são o emprego decente, a correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna”.

Priscilla Bittar (PSB)
“A história por trás deste dia é marcada por lutas e conquistas que moldaram o cenário trabalhista global. Mais do que um feriado, o Dia dos Trabalhadores representa uma constante luta pela dignidade laboral. É um lembrete das batalhas do passado e um chamado à ação para garantir condições justas e humanas para os trabalhadores de hoje”.

Tuta Bosco falou do 1º de Maio em vídeo

Tuta Bosco (Solidariedade)
“Ê, Paulínia. Vivi tanta coisa por aqui! Esse dia do trabalhador me fez lembrar da minha história. Minhas raízes, que me tornaram o que sou hoje. Que orgulho tenho de tudo isso! Dê um play (CLIQUE AQUI para vídeo) para saber do que estou contando e comente se você me conheceu em uma dessas fases”.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima