Correio Paulinense

Paulínia, 13 de setembro de 2024
Moura Junior divulga número diferente de "bolsistas" e anuncia, nas “entrelinhas”, a volta do “Crédito Educativo”

Última atualização em 11 de agosto de 2013

[imagem] De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Paulínia, o prefeito Edson Moura Júnior (PMDB) pretende manter a bolsa de estudo, criada pelo ex-prefeito José Pavan Júnior (PSB), através da Lei Municipal 3.077 de 05 de maio de 2010.  Ao sair da Prefeitura, em julho deste ano, Pavan (PSB) deixou 2.823 estudantes dos ensinos superior, tecnólogo e técnico recebendo a Bolsa  Educação parcial (30%) e integral (100%), diferente dos 1.032 divulgados pela assessoria de imprensa do atual prefeito.
Na mesma matéria, a assessoria afirma que Moura Júnior pretende manter também o crédito educativo, que nem existe mais. Em 2002, o então prefeito Edson Moura (PMDB), pai do atual, tirou a bolsa de estudo de centenas de estudantes paulinenses e implantou o crédito educativo, sistema que obrigava o estudante a devolver o dinheiro à Prefeitura, dois anos depois de formado. 
Ao assumir a prefeitura em 2009, o ex-prefeito José Pavan Júnior (PSB) extinguiu o crédito educativo e a Prefeitura voltou a financiar os estudos de milhares de paulinenses, através da bolsa educação. Pavan (PSB) também anistiou mais de 600 estudantes do antigo Crédito Educativo da dívida que eles tinham com a Prefeitura e os transformou em bolsistas.
Mudança de sistema
Para tirar a Bolsa Educação e voltar o Crédito Educativo, o atual prefeito Edson Moura Júnior (PMDB) precisa enviar para a Câmara Municipal de Paulínia um Projeto de Lei revogando o Artigo 6º da Lei 3.077/2010, que regulamentou a concessão da Bolsa Educação. 
O vereador Marcos Roberto de Bernarde, o Marquinho da Bola (PSB), já adiantou que votará contra qualquer projeto para acabar com a bolsa de estudo. Da Bola votou contra a extinção do beneficio, em 2002, mas, na época, acabou sendo  vencido pela maioria dos Vereadores, que aprovou a iniciativa do então prefeito Edson Moura (PMDB). 
Uma fonte ouvida pelo Correio Paulinense Online acredita que o prefeito Edson Moura Junior (PMDB) pode substituir a Bolsa Educação pelo Crédito Educativo para estudantes que pleitearem o benefício em 2014. “Se a Câmara Municipal não aprovar nenhuma alteração no atual sistema de financiamento de estudo pela Prefeitura, o que ele pode fazer é isso”.

Dois meses antes de deixar o governo, o prefeito José Pavan Júnior (PSB) entregou as últimas 410 bolsas de estudo, com o Theatro Municipal “Paulo Gracindo” lotado de estudantes, pais e a população em geral.

Na ocasião, a então estudante de Pedagogia da FAC (Faculdade Anhanguera de Campinas) Alessandra Michelli Domingues destacou a importância da bolsa de estudo concedida pelo prefeito Pavan (PSB) na vida dela e dos milhares de estudantes beneficiados. “Eu era bolsista do crédito educativo e uma coisa que me preocupava muito era como iria conseguir pagar a Prefeitura, depois de formada. Graças a Deus, o prefeito Pavan entrou e, além de mudar o sistema da bolsa, ainda isentou do pagamento todos os estudantes do antigo crédito”, disse Alessandra, que concluiu a faculdade no último dia 14 de junho.

Foto: Arquivo/CP Imagem

<imagem1>16e07562ff12bda40c90ca17076579ef.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima