Última atualização em 14 de março de 2025

O prefeito Danilo Barros (PL) escalou Angela Duarte para comandar a Secretaria Municipal da Mulher, criada recentemente pela Lei Complementar 119/2025, que reorganizou a estrutura administrativa da Prefeitura de Paulínia.
Além da pasta dedicada às mulheres, a norma criou ainda a Secretaria de Inovação, Tecnologia e Conectividade e resgatou a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, cujos titulares ainda não foram anunciados.
Bacharel em Direito, técnica de enfermagem e servidora pública aposentada, a primeira secretária da Mulher da cidade já comandou as pastas de Educação, no governo do ex-prefeito Du Cazellato (PL), e de Cidadania e Justiça, na atual administração.
Antes de assumir a nova secretaria, Angela Duarte entregou ao prefeito Danilo Barros, nesta quinta-feira (13), o sistema de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do Cartão Mais Acessível, documentos que agilizam e garantem os direitos de pessoas com deficiência (PcDs).
“Por meio da CIPTEA ou do Cartão Mais Acessível, os usuários garantem seus direitos à prioridade nos atendimentos, no acesso aos serviços públicos e privados, além dos descontos em bilheterias de cinemas, teatros, entre outros”, afirma a administração Barros, e explica como adquirir os documentos: “Basta comparecer à Secretaria de Cidadania e Justiça, localizada no Paço Municipal, levando um documento com foto (RG ou CNH), comprovante de endereço e laudo médico. A emissão é instantânea e gratuita”.
O sistema foi desenvolvido pelo guarda civil municipal Diogo Antonio Ferreira, sem custo para o município. Ferreira também criou, em 2019, o Botão do Pânico, um aplicativo que atende chamadas de mulheres vítimas de violência.
Sucessora
O Correio apurou que a advogada Patrícia Calvo Marin, ex-secretária Chefe de Gabinete no governo passado, deve assumir o comando da pasta de Cidadania e Justiça.