Última atualização em 19 de dezembro de 2023
R. D. S., de 40 anos, foi preso domingo (17) acusado de tráfico de drogas pelo GOC (Grupamento de Operações com Cães) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia. Desempregado, morador no Monte Alegre, o homem, segundo o GOC, tentou fugir da abordagem policial entrando mata a dentro no Vida Nova, mas acabou alcançado pelo cão Stallone. “Ele informou que fugiu para evitar a prisão por tráfico e que as drogas eram para comercialização”, afirmou o grupamento.
Com ele, a polícia diz ter encontrado, além de dinheiro, 105 porções de sete tipos de drogas: skunk (a supermaconha), haxixe, haxixe ice, cocaína, maconha, maconha colombiana e crack. Ao ser preso, o suspeito teria se identificado com os dados de outra pessoa. “Quando os GCMs fizeram a pesquisa no sistema notaram que a imagem não tinha qualquer semelhança com ele”, explicou o GOC, e concluiu: “Pela Delegacia foi feita a prisão em flagrante por tráfico de drogas, sendo que a parte já tinha condenação pelo mesmo crime”.
Salvamento
Também no domingo (17), o GCM Filipe, integrante do GOC e instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), utilizando o protocolo MARCH, salvou a vida de um pedreiro, vítima de grave acidente no trabalho. “O homem trabalhava em uma obra quando o box de um banheiro quebrou, causando um corte profundo em seu pulso”, afirmou o GOC.
Como a vítima estava perdendo muito sangue e, provavelmente, não resistiria até a chegada do socorro, o GCM Filipe conseguiu cessar o sangramento massivo. “Após a chegada do resgate o homem foi conduzido para o Hospital Municipal, onde recebeu tratamento e seguiu em observação”, disse o grupamento.
O protocolo MARCH, cuja cada letra simboliza um cuidado a ser seguido em ordem de prioridade – Massiva Hemorragia, Aérea (Vias), Respiração, Circulação e Hipotermia -, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias de salvamento em situações muito críticas como, por exemplo, guerras.