Última atualização em 24 de agosto de 2013
Por Lucas Rodrigues
[imagem] As mais diversas modalidades esportivas de Paulínia vêm enchendo a cidade de orgulho. Atletas do Vôlei de quadra e areia, handebol, futsal têm conquistado bons resultados em competições regionais, estaduais e nacionais. Esses feitos são graças ao trabalho realizado pelos técnicos das equipes, que superam as inúmeras dificuldades.
Os maiores problemas encarados por atletas e técnicos estão nas praças e ginásios de esportes, palcos das competições e, sobretudo, de treinamento das mais diversas modalidades. O Ginásio de Esportes “Italia Botasso Calegari”, no Jardim dos Calegaris, é um “bom” exemplo do descaso.
Dentro e fora do ginásio, a precariedade é muito visível. Na quadra do vôlei de areia, um matagal dificulta o treinamento de atletas como Gustavo e Leandro, que embarcaram quinta-feira para representar Paulínia no Circuito Banco do Brasil de Vôlei, em Brasília (DF). Falta banheiro, vestiário e a areia é inadequada, colocando em risco a integridade física dos atletas. Além disso, os jogadores usam equipamentos esportivos e uniformes improvisados ou doados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Há muito tempo, o ginásio não passa por uma reforma interna. Faltam locais adequados para guardar materiais esportivos, que atualmente são armazenados em um dos vestiários. O outro vestiário encontra-se deteriorado, com chuveiros queimados e fiação elétrica amostra.
O principal palco do ginásio também apresenta problemas. Segundo informações de funcionários do ginásio, atletas já sofreram lesões graves, após colidirem com a parede do mesmo. A retirada do palco já foi pedida várias vezes, mas até agora a Prefeitura não tomou providências. Bebedouros quebrados, torneiras enferrujadas e encanamento defasado. Ainda segundo informações atletas se sentiram mal após beber a água dos bebedouros.
A situação só não é mais grave, graças ao esforço de pais, professores e o apoio de algumas empresas. Mesmo assim, o Ginásio do Calegaris não está apto à receber campeonatos de nível regional a nacional, devido o atual padrão estar abaixo do exigido pelas confederações.
O Correio Paulinense Online estará acompanhando de perto as condições do “Calegaris” e dos demais ginásios esportivos do município, como o “Vicente Amatte” (Centro) e “Agostinho Lara Fávaro” (João Aranha).
Fotos: Lucas Rodrigues/CP Imagem
<imagem1>89cc3d1f17d623ef0eea52de5fd23da8.jpg</imagem1>
<imagem2></imagem2>
<imagem3></imagem3>
<imagem4></imagem4>
<imagem5></imagem5>
<video1></video1>