Última atualização em 20 de fevereiro de 2025

Doze milímetros. Foi o volume de chuva que castigou oito bairros de Paulínia – Marieta Dian, Saltinho, Morro Alto, João Aranha, Parque das Árvores, São José I e II e São Luiz -, na noite desta quarta-feira (19), segundo informou a Defesa Civil da cidade. O temporal, que durou cerca de 30 minutos, derrubou sete postes e 15 árvores, e ainda danificou o telhado de várias residências.
No bairro Edith C. Fávero, o Morro Alto, duas árvores caíram dentro da Creche José Pavan e da EMEI Anísio Dresdi. “Para garantir a continuidade das aulas, a CPFL Paulista enviou geradores para abastecer as escolas”, disse a pasta Civil, e ressaltou: “Apesar da intensidade da chuva, não houve registro de desabrigados ou vítimas”.
Logo após o temporal, o prefeito Danilo Barros (PL) foi ao São José, conferir pessoalmente os estragos causados pelas chuvas. Acompanhado dos secretários Valcir Emerick (Transportes) e Toní Guimarães (Defesa Civil), Barros anunciou que a licitação para resolver o velho problema de alagamentos no bairro já foi concluída.
“A empresa já ganhou (a licitação) e em breve nós estaremos homologando esse processo. Acreditamos que ainda nesse primeiro semestre começamos com a obra pesada aqui, no bairro do São José, e esse transtorno vai acabar nesse mandato”, afirmou.
Segundo a prefeitura, desde a madrugada, homens das Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, em conjunto com o Consórcio Paulicom, estão realizando a limpeza, remoção de galhos, podas de árvores e sinalização viária para garantir a segurança da população.
“Para emergências, os munícipes podem acionar os seguintes serviços: Defesa Civil: 199 ou (19) 3874-1516; CPFL Paulista: 0800 010 1010; e Guarda Civil: 153 ou (19) 3874-3646”, informou a prefeitura.