Correio Paulinense

Paulínia, 30 de junho de 2025
Feriado municipal: show de Rosa de Saron celebra o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Paulínia

Última atualização em 25 de junho de 2025

Bruno Faglioni (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria) formam a banda que, entre outras apresentações inesquecíveis, tocou na recepção ao saudoso Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro. Imagem: Divulgação

Três vezes indicada ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, a banda Rosa de Saron, uma das maiores do universo gospel brasileiro, se apresenta nesta sexta-feira (27), a partir das 20h30, ao lado do Theatro Municipal de Paulínia.

O show faz parte da programação organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos em homenagem ao  padroeiro da cidade, o Sagrado Coração de Jesus. Antes da banda, se apresentam a dupla Duda e Alexandre e o Coral da Divisão de Música, a partir das 17h30.

“No local, também será montada uma praça de alimentação com Food Trucks para que todos aproveitem o feriado em um clima familiar e acolhedor”, informou a pasta. O evento é aberto ao público – estacionamento gratuito.

História

(Fonte: Corredor Dom Pedro – Caminhos Culturais).

Hoje, o padroeiro de Paulínia é o Sagrado Coração de Jesus, porém no início da formação do povoado o padroeiro era outro e estava relacionado ao doador das terras para a construção da primeira capela. O Comendador Francisco de Paula Camargo, dono da Fazenda São Bento, em promessa feita a São Bento pela cura da picada de cobra em sua filha, doou as terras para a construção de uma capela dedicada ao Santo, inaugurada em 1903. E São Bento passou a ser o padroeiro de Paulínia.

Na época vários santos eram venerados nos pequenos bairros da então vila. Então, em 1945, a Diocese de Campinas, pelas mãos do Arcebispo Dom Paulo de Tarso, criou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Paulínia, que se originou na devoção antiga de vários moradores e o oficializou como padroeiro da cidade. O primeiro pároco foi o Padre Pedro Tomazini.

Hoje, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus possui as comunidades de: São Pedro – Betel; Nossa Senhora Aparecida – João Aranha; São Judas Tadeu – residencial São José; São Bento – Centro; Santa Teresinha – Santa Teresinha; e a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus – Nova Paulínia. 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima