Correio Paulinense

Paulínia, 5 de março de 2024
“Farmácia Popular”: mais de 6 mil paulinenses receberam remédios do governo federal em 2023

Última atualização em 8 de janeiro de 2024

 

Segundo o Ministério da Saúde, Paulínia tem 18 farmácias credenciadas ao PFPB, entre elas, as unidades da Drogal nos bairros  Centro e Nova Paulínia –  Foto: Reprodução

Segundo dados oficiais do governo federal, de janeiro a outubro de 2023, 6.279 moradores de Paulínia foram beneficiados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que distribui remédios totalmente gratuitos ou com desconto de até 90%, através de farmácias e drogarias credenciadas. Desse total, 6.117 paulinenses não pagaram um centavo de real pelos medicamentos – veja lista de farmácias em Paulínia credenciadas ao PFPB no final da matéria.

Programa
Criado em 2004, no primeiro governo do presidente Lula (PT), o Farmácia Popular visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde – APS. Gratuitamente, o PFPB oferece, além de fraldas geriátricas, medicamentos para o tratamento de diabetesasma e hipertensão, e a partir de junho do ano passado, passou a disponibilizar também para osteoporose e anticoncepcionais.

Além disso, o programa oferece remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma até 90% mais baratos, em relação aos preços praticados pelas farmácias comerciais. “Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças”, afirma o Ministério da Saúde (MS).

Importante: Beneficiários do Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos de forma totalmente gratuita. Em Paulínia, segundo o governo federal, 3.949 famílias recebem o Bolsa Família – cada uma saca, em média, R$ 672,86 mensais. Para retirar (remédios ou fraldas geriátricas), basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio”, explica o MS. Os mesmos documentos são exigidos dos demais usuários.  Saiba mais sobre o PFPB, clicando aqui!

FARMÁCIAS E DROGARIAS DE PAULÍNIA CREDENCIADAS AO PROGRAMA DE FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL (PFPB):
(fonte: Ministério da Saúde)

DROGAL
RUA SANTA CRUZ, 273 -SALA 02
NOVA PAULÍNIA
e
AV. JOSÉ PAULINO, 1010
CENTRO

DROGARIA ALBAFARMA
AV. ANTONIO BAPTISTA PIVA, 1700 – SALA B
JARDIM FLAMBOYANT

DROGARIA DUAS AVENIDAS
AV. DUQUE DE CAXIAS, 658
JOÃO ARANHA

DROGARIA E PERFUMARIA PAULÍNIA SHOPPING
AV.  PREF. JOSÉ LOZANO DE ARAÚJO, 1515 – 1º PISO
NOSSA SENHORA APARECIDA

DROGARIA FONTANÁRIO
AV. JOÃO ARANHA, 997
JARDIM PLANALTO

DROGARIA JARDIM CALEGARIS
RUA ARGEMIRO PIVA, 456 – SALA 01
RECANTO SANTA CATARINA
e
RUA OSCAR SEIXAS DE QUEIROZ, 415 – SALA 01
JARDIM CALEGARIS

DROGARIA MARIETA DIAN
AV. SEVERINO BERALDO, 678
MARIETA DIAN

DROGARIA BRASIL
AV. BRASÍLIA, 2289
JARDIM PRIMAVERA

DROGARIA POPULAR
AV. PRES. GETÚLIO VARGAS, 561
VILA BRESSANI

DROGARIA SÃO PAULO
AV. JOSÉ PAULINO, 2437
MORUMBI

DROGARIA SUPER POPULAR
RUA MANOEL DE SOUZA FILHO, 35
JARDIM VISTA ALEGRE

DROGASIL
AV. JOSÉ PAULINO, 1040
CENTRO

CLIQUE AQUI, E BAIXE LISTA DE MEDICAMENTOS DO PFPB!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima