Correio Paulinense

Paulínia, 19 de maio de 2024
Extinção do “Lar dos Velhinhos” deve ser tema na reunião do CMI, segunda (21)

Última atualização em 18 de agosto de 2017

Dia 10 do mês passado, o Correio destacou a intenção do governo Dixon Carvalho (PP) de acabar com o Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia, mais conhecido como Lar dos Velhinhos, terceirizando o atendimento da maioria dos idosos e internando outros em uma ala específica no Hospital Municipal de Paulínia (HMP).
Esta semana, apuramos com uma fonte como a atual administração da cidade pretende implementar essa mudança. Atualmente, entre homens e mulheres que residem ou passam o dia na entidade, o Centro de Geriatria conta com aproximadamente 70 (setenta) internos. Desse total, entre 8 e 9 idosos serão transferidos para uma ala do HMP e os demais distribuídos da seguinte forma: os idosos que residem no centro serão levados para uma instituição privada, e, aqueles que apenas passam o dia na entidade serão transferidos para outro local, ainda não definido ou anunciado pela administração Dixon (PP).
Ainda de acordo com a fonte ouvida por nossa reportagem, os idosos que serão entregues à uma instituição privada pagarão 70% (setenta por cento) da mensalidade e o Município arcará com os 30% (trinta por cento) restantes. No entanto, ainda não se sabe como será escolhida a entidade privada que receberá os atuais moradores do “Lar dos Velhinhos”. Na tarde desta quinta-feira (17) um dos Promotores de Justiça da cidade esteve no local, mas o motivo da visita não foi divulgado.
Na próxima segunda-feira (21), o atual secretário municipal de Saúde, Claudio Ernani Marcondes de Miranda, participará da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal do Idoso (CMI), onde a extinção do Centro de Geriatria pode ser abordada com os membros do CMI. Aberta ao público, a reunião será na Casa dos Conselhos, no Complexo Rodoviária Shopping, a partir das 9 horas da manhã.
O Centro
Inaugurado em outubro de 2010, o novo prédio do Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia recebeu o nome do ex-prefeito José Pavan, falecido em 1987. O local funciona como residência de longa permanência ou diária para dezenas de idosos.

Com atendimento ambulatorial especializado em geriatria e gerontologia, grupos de apoio e orientação para cuidadores de idosos com doenças como Alzheimer, o Centro mantém à disposição dos internos médicos de várias especialidades, enfermeiros, entre outros profissionais que cuidam 24 horas por dia dos idosos.

Outro lado
O Correio procurou a Prefeitura de Paulínia, mas a Assessoria de Imprensa e a Secretaria Municipal de Saúde não responderam nossos questionamentos sobre as mudanças no “Lar dos Velhinhos”.
Também entramos em contato com o próprio Centro de Geriatria e fomos atendidos por uma enfermeira de nome Daniele. “Não tenho autorização para passar essas informações”, afirmou ela, e transferiu nossa ligação para a direção do Centro, mas ninguém atendeu. A atual diretora do antigo Lar dos Velhinhos é Michele Cristine Carvalho Baccaglini dos Santos, nomeada pelo prefeito Dixon Carvalho (PP) dia 24 de março passado (Portaria 129/2017).

Foto: Centro de Geriatria de Paulínia/Facebook

<imagem1>lardosvelhinhosdePaulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima