Correio Paulinense

Paulínia, 7 de setembro de 2024
Extinção do “Lar dos Velhinhos” deve ser tema na reunião do CMI, segunda (21)

Última atualização em 18 de agosto de 2017

Dia 10 do mês passado, o Correio destacou a intenção do governo Dixon Carvalho (PP) de acabar com o Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia, mais conhecido como Lar dos Velhinhos, terceirizando o atendimento da maioria dos idosos e internando outros em uma ala específica no Hospital Municipal de Paulínia (HMP).
Esta semana, apuramos com uma fonte como a atual administração da cidade pretende implementar essa mudança. Atualmente, entre homens e mulheres que residem ou passam o dia na entidade, o Centro de Geriatria conta com aproximadamente 70 (setenta) internos. Desse total, entre 8 e 9 idosos serão transferidos para uma ala do HMP e os demais distribuídos da seguinte forma: os idosos que residem no centro serão levados para uma instituição privada, e, aqueles que apenas passam o dia na entidade serão transferidos para outro local, ainda não definido ou anunciado pela administração Dixon (PP).
Ainda de acordo com a fonte ouvida por nossa reportagem, os idosos que serão entregues à uma instituição privada pagarão 70% (setenta por cento) da mensalidade e o Município arcará com os 30% (trinta por cento) restantes. No entanto, ainda não se sabe como será escolhida a entidade privada que receberá os atuais moradores do “Lar dos Velhinhos”. Na tarde desta quinta-feira (17) um dos Promotores de Justiça da cidade esteve no local, mas o motivo da visita não foi divulgado.
Na próxima segunda-feira (21), o atual secretário municipal de Saúde, Claudio Ernani Marcondes de Miranda, participará da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal do Idoso (CMI), onde a extinção do Centro de Geriatria pode ser abordada com os membros do CMI. Aberta ao público, a reunião será na Casa dos Conselhos, no Complexo Rodoviária Shopping, a partir das 9 horas da manhã.
O Centro
Inaugurado em outubro de 2010, o novo prédio do Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia recebeu o nome do ex-prefeito José Pavan, falecido em 1987. O local funciona como residência de longa permanência ou diária para dezenas de idosos.

Com atendimento ambulatorial especializado em geriatria e gerontologia, grupos de apoio e orientação para cuidadores de idosos com doenças como Alzheimer, o Centro mantém à disposição dos internos médicos de várias especialidades, enfermeiros, entre outros profissionais que cuidam 24 horas por dia dos idosos.

Outro lado
O Correio procurou a Prefeitura de Paulínia, mas a Assessoria de Imprensa e a Secretaria Municipal de Saúde não responderam nossos questionamentos sobre as mudanças no “Lar dos Velhinhos”.
Também entramos em contato com o próprio Centro de Geriatria e fomos atendidos por uma enfermeira de nome Daniele. “Não tenho autorização para passar essas informações”, afirmou ela, e transferiu nossa ligação para a direção do Centro, mas ninguém atendeu. A atual diretora do antigo Lar dos Velhinhos é Michele Cristine Carvalho Baccaglini dos Santos, nomeada pelo prefeito Dixon Carvalho (PP) dia 24 de março passado (Portaria 129/2017).

Foto: Centro de Geriatria de Paulínia/Facebook

<imagem1>lardosvelhinhosdePaulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima