Correio Paulinense

Paulínia, 26 de julho de 2024
Estado: Paulínia tem 537 infectados e 7 mortos por Covid-19

Última atualização em 20 de junho de 2020

Às 13h07 deste sábado (20), a Secretaria de Saúde (SMS) de Paulínia divulgou mais um boletim da Covid-19 no município. Pelos números da SMS, até às 09h30 de hoje, a cidade registrou 398 casos confirmados do novo coronavírus e 6 mortos pela Covid-19, doença causada pelo vírus. Às 15h20, a Secretaria Estadual de Saúde atualizou os números da pandemia em todas as cidades paulistas, e Paulínia aparece com 537 infectados e 7 mortos:  139 casos positivos e 1 óbito a mais que os divulgados pela SMS
Quarta-feira (11), o Correio questionou o secretário de Saúde de Paulínia, Fábio Alves, sobre a divergência nos números do coronavírus divulgados pelo Município e pelo Estado. Ele explicou que a diferença a mais de casos positivos ou de óbitos, no boletim diário do Estado, é de paulinenses que foram atendidos em outros municípios. 

Segundo Alves, a Secretaria de Saúde do município onde o paciente morador de Paulínia foi atendido é quem informa o caso ao Estado que, depois, repassa a informação para a Secretaria de Saúde local. “A partir desta comunicação (do Estado), Paulínia insere o caso (do paulinense atendido em outra cidade) em seu boletim epidemiológico”, afirmou ele.
Esta semana, o Correio procurou, também, a Secretaria Estadual de Saúde sobre a divergência nos dados.  De acordo com a pasta, seu boletim está sempre à frente dos boletins das secretarias municipais porque recebe e lança, diariamente, os casos positivos e de óbitos registrados em todas as cidades paulistas. “(Independentemente do local de atendimento) A relação de casos e óbitos por cidade leva em conta o município de residência do paciente, conforme cadastro feito no sistema oficial do Ministério da Saúde pelos municípios”, afirmou a secretaria estadual. 
Ainda de acordo com a pasta estadual, o Estado fica sabendo primeiro, por exemplo, de um paciente paulinense que foi diagnosticado ou morreu de Covid-19 em Americana e, aí, já coloca esse caso na conta de Paulínia em seu boletim diário. Depois, Paulínia toma conhecimento, mantém contato com o paciente ou com seus familiares e, só então, insere o caso no boletim epidemiológico local. 
Foto: Reprodução/Boletim Estadual Covid-19

<imagem1>DivergênciaCovidPaulíniaEstado.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima