Última atualização em 30 de novembro de 2024
Na manhã da próxima segunda-feira, 2, em frente ao Paço Municipal, o prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), entregará a nova frota de ônibus escolares da cidade, que entra em operação no início do ano letivo de 2025. A ação deve ser a última mais importante do atual governo, antes de Cazellato passar a chefia do Poder Executivo ao prefeito eleito Danilo Barros (PL), dia 31 dezembro.
As empresas Transportes Capellini e Sancetur, que formam o Consórcio Giz e Lápis, vencedor da licitação do serviço escolar, divulgaram a aquisição de veículos zero quilômetro, modelo Apache VIP V, equipados com ar-condicionado, piso taraflex, assentos estofados, elevadores para alunos com mobilidade reduzida e conectores USB.
A entrega marca uma importante fase do plano da Secretaria Municipal de Transportes, para oferecer aos estudantes da cidade ônibus mais modernos, confortáveis e com total acessibilidade. O novo sistema de condução escolar promete ser inovador também no quesito segurança. Além das escolas, os pais dos alunos poderão saber o horário exato de embarque e desembarque de seus filhos, deixando as famílias mais tranquilas. O acompanhamento será feito por aplicativo disponibilizado pelo consórcio.
Números
Segundo a prefeitura, o Consórcio Giz e Lápis deverá transportar 11.184 alunos por dia, em 204 ônibus convencionais e 26 micro-ônibus. O edital da licitação exige que metade da frota inicial seja zero quilômetro, e o restante com idade mínima de 5 e máxima de 10 anos.
De acordo com o Portal da Transparência Municipal, o contrato vai até 2034, ou seja, terá duração de 10 anos. O consórcio, que pagou R$ 7,2 milhões pelo direito de explorar o serviço, deve receber R$ 105.837.363,69 (cento e cinco milhões, oitocentos e trinta e sete mil e sessenta e nove centavos) anualmente. A concessão do transporte escolar, por 10 anos, foi autorizado pela Câmara Municipal de Paulínia (CMP) – Lei Municipal 4.268/23.