Correio Paulinense

Paulínia, 22 de maio de 2024
Em média, UBSs de Paulínia atendem quase 10 mil pacientes de fora por mês

Última atualização em 8 de maio de 2019

De acordo com a Secretaria de Saúde de Paulínia, a rede básica do município realiza, em média, 39.600 (trinta e nove mil e seiscentos) atendimentos todos os meses. No entanto, do total de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, cerca de 25% moram em outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o secretário da pasta, Luis Carlos Casarin. Ou seja, aproximadamente 9.900 (nove mil e novecentos) não moradores de Paulínia passam por consultas, pegam remédios, fazem exames, curativos, inalação, tomam injeção e vacinação, ou recebem outros atendimentos básicos gratuitos oferecidos pela cidade. 
Para diminuir o número de pacientes de fora, priorizar e melhorar o atendimento à população local na rede básica, a Secretaria de Saúde, por determinação do prefeito interino Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), criou a Central de Abertura de Prontuário (CAP), cuja implementação começou quinta-feira (2) pela UBS Cooperlotes. 
Segundo a Prefeitura, na prática, a Central “vai aumentar o controle de novos prontuários, impedir que pessoas de outras cidades façam o cadastro nas unidades e passar um pente-fino nas fichas dos usuários”.  Com pouco mais de 100 mil habitantes, Paulínia tem pelo menos o dobro disso em prontuários ativos nas unidades básicas de saúde. 
“Será avaliado, com mais rigor, a veracidade dos documentos apresentados e também haverá visitas nas residências, em alguns casos, para que ocorra a comprovação efetiva de que a pessoa realmente mora no endereço citado”, afirmou a secretaria de saúde. Para abrir uma pasta em qualquer UBS da cidade, além de RG, CPF e Cartão do SUS, a pessoa deve comprovar residência na cidade, por meio de conta de água ou luz, carnê de IPTU, ou contrato de aluguel registrado em cartório.

Foto: Divulgação/PMP

<imagem1>UBSCooperlotesPaulíniaSP.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima