Última atualização em 22 de setembro de 2025

O Diretório Municipal do União Brasil (União) está sob o comando do vice-prefeito de Paulínia, Edilson Rodrigues Junior, o Edilsinho, desde o último dia 10. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a presidência de Rodrigues vai até fevereiro do ano que vem. Ele substituiu o empresário Robert Paiva que, além de presidir o União, foi o candidato a prefeito da legenda na eleição de 2024, vencida pela chapa encabeçada por Danilo Barros (PL).
Rodrigues chegou ao Poder Executivo pelo Podemos (PODE), que tem como presidente Fernanda Cazellato, advogada e ex-primeira-dama da cidade. No último pleito municipal, o PODE ainda reelegeu os vereadores Gibi Professor e Flávio Xavier. Antes do Paço Municipal, o vice-prefeito deu expediente no Prédio “Ulisses Guimarães” como vereador, durante três mandatos consecutivos – de 2013 a 2024 – e ainda presidiu o Legislativo de 2023 até o ano passado.
O União Brasil, a nova casa política de Rodrigues, surgiu da fusão Democratas e PSL, em fevereiro de 2022. “Carregamos a responsabilidade e a obrigação de proteger a dignidade individual da nossa população, atuando de maneira desenvolvimentista, liberal e independente. Somos uma alternativa aos extremos, e os pontos comuns e inabaláveis dessa nova liderança que desponta são respaldados, sobretudo, pela defesa e pelo respeito às instituições do nosso país, tendo a democracia como valor fundamental e inegociável”, diz a direção nacional do partido.