Correio Paulinense

Paulínia, 22 de março de 2025
Deputados aprovam novo cartório para Paulínia; Barros acompanhou votação do gabinete, pela internet

Última atualização em 12 de março de 2025

O prefeito de Paulínia se colocou à disposição para agilizar o início dos novos serviços cartorários no município. Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) aprovou, por unanimidade dos deputados, a criação do Cartório Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Paulínia, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP)LEIA PROJETO – provocada por requerimento do deputado Jorge do Carmo (PT).

Ao propor o novo cartório da cidade, o presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, explicou que a dimensão territorial (138,777 m2) e a população (mais de 110 mil habitantes) de Paulínia se aproximam das de muitas cidades de médio porte do interior paulista.

“Mas referida Comarca não conta com Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas nem com Tabelião de Protesto de Letras e Títulos, o que exige deslocamento de seus moradores por aproximados 20 Km para que tenham acesso aos serviços em questão na Comarca de Campinas”, destacou o desembargador.

O prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), acompanhou a votação do gabinete, pela internet, e comentou o resultado nas redes sociais.

“Foi aprovado o desmembramento do 4º Cartório de Campinas, que vai ter agora em Paulínia. Foi um estudo do Tribunal de Justiça, mas com requerimento do deputado Jorge do Carmo, ligado ao vereador aqui de Paulínia Fábio da Van”, disse ele, e complementou:  “Então, parabéns ao vereador Fábio da Van, parabéns ao deputado Jorge do Carmo e aos demais deputados que com louvor aprovaram esse projeto. E o que depender de mim para agilizar e fazer acontecer, nós estamos à disposição”.

A criação do cartório de imóveis da cidade ainda precisa ser sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima