Correio Paulinense

Paulínia, 25 de março de 2025
Decisão do TCE contra Bonavita, publicada ontem no Diário Oficial, cassa os direitos políticos do “Vice” de Moura Jr.

Última atualização em 19 de junho de 2013

[imagem] No último dia 05, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) negou, por unanimidade, o segundo recurso contra a reprovação das contas do ex-vereador Francisco Almeida Bonavita Barros, como presidente da Câmara Municipal de Paulínia, no ano de 2007. A decisão foi publicada na edição de ontem, dia 18, do Diário Oficial do Estado e enquadra Bonavita na Lei da Ficha Limpa, já que ele foi condenado por um órgão colegiado. O ex-vereador foi condenado também a pagar multa de quase R$ 10 mil.
A decisão complica ainda mais a situação jurídico-eleitoral da Coligação Sorria Paulínia. Primeiro, a chapa Edson Moura (Prefeito) e Bonavita (Vice) foi impugnada pela Justiça Eleitoral de Paulínia, devido às condenações por colegiados do ex-prefeito. Entretanto, a decisão local não tornou Bonavita inelegível, porque ele ainda aguardava o julgamento do TCE, ocorrido no ultimo dia 05 e publicado ontem, dia 18. 
Moura abandonou a disputa, foi substituído pelo filho Edson Moura Junior e como na época  Bonavita ainda não estava inelegível continuou Vice-Prefeito na chapa da Coligação Sorria Paulina. Pela Legislação Eleitoral Brasileira políticos condenados por colegiados não podem disputar ou assumir cargos públicos. Foi o caso de Moura e agora é o caso de Bonavita. Porem, em tese, a decisão do TCE derruba a chapa Moura Junior e Bonavita. 
Além do enquadramento do Vice Bonavita na Lei da Ficha Limpa, a Coligação Sorria Paulínia aguarda o julgamento do processo em que Edson Moura Junior é acusado de comprar votos, juntamente com o pai Edson Moura, durante a campanha política passada. No ultimo dia 23, Moura Junior conseguiu a liberação de sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas não pode assumir o cargo enquanto a decisão do Acórdão (decisão de órgão colegiado) do TSE não for publicada no Diário Oficial. Tentamos ouvir Bonavita sobre o assunto, mas ele não foi localizado. 
O atual prefeito Jose Pavan Junior e a sua Vice Vanda Camargo tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral, na ultima terça-feira, mas recorreram da decisão e continuam à frente da Prefeitura.
Foto: Reprodução/Internet

<imagem1>ea6288aa24abeb259c2e592c7fe17670.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima