Última atualização em 24 de novembro de 2021
Pelo quarto ano consecutivo, o prêmio “Meu Pátio é o Mundo”, promovido pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), em parceria com o Grupo Arcor, reconhece os melhores projetos de educação sustentável realizados por instituições de ensino infantil do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Ao todo, são 60 finalistas – dez de cada país.
Pela primeira vez, Paulínia tem um projeto entre os finalistas nacionais: o “De Boa na Lagoa”, desenvolvido pela Creche Municipal “Antônia Joana Barsi Ferrari”, mais conhecida como a Creche da Lagoa do João Aranha, em parceria com a comunidade do bairro e o “Movimento Revitalizar”, fundado pela ativista Viviane Ribeiro. No cenário perfeito da Lagoa do João Aranha, as crianças aprendem, através de várias atividades, o quanto é importante preservar e cuidar do ambiente onde elas passam a maior parte do dia, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável do município.
O Prêmio (texto OMEP)
Os objetivos do Prêmio são: dar visibilidade a projetos criativos e inovadores cujas boas práticas contribuam para a implantação e/ou melhoria da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) na primeira infância; apoiar os esforços e realizações das equipes docentes que desenvolvem projetos de EDS com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e compartilhar as iniciativas e conhecimentos construídos entre professores, comunidades e sistemas educativos.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) visa ajudar as pessoas a desenvolver atitudes e capacidades, bem como adquirir conhecimentos que as possibilitem tomar decisões fundamentais para seu próprio benefício e o de outros, agora e no futuro, e colocar em prática essas decisões.
Na primeira fase, são pré-selecionados 10 projetos por país, apresentados na forma de artigos, que devem ser originais e descrever a produção de conhecimento sobre práticas exitosas que envolvam as crianças como protagonistas em processos educativos para o desenvolvimento sustentável (EDS). Seus autores participarão de processos virtuais de intercâmbio e orientação com tutores especializados da OMEP em cada país durante 40 dias. Assim que os ajustes forem concluídos, o júri selecionará um (1) vencedor e uma (1) menção honrosa por país entre todos os pré-selecionados.
Cada Projeto vencedor receberá como prêmio um pedido de compra de material didático, relacionado ao projeto apresentado, no valor aproximado de US$ 1.500 – equivalente em cada moeda nacional. No caso do Brasil, o valor estabelecido é de R$ 8.000,00 (oito mil reais).
Mizael Marcelly
Fotos: PMP/Divulgação
<imagem1>CrecheLagoadoJoãoAranha_principal.jpg</imagem1>
<imagem2></imagem2>
<imagem3></imagem3>
<imagem4></imagem4>
<imagem5></imagem5>
<video1></video1>