Correio Paulinense

Paulínia, 21 de abril de 2024
Conseg de Paulínia cria plano de ação que pode diminuir tensão nas escolas

Última atualização em 20 de abril de 2023

Na terça-feira (18), Mario Gabriel de Freitas Santos, vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Paulínia, falou na Tribuna da Câmara Municipal (CMP) sobre o Plano de Ação e Proteção Escolar Multissetorial (Papem), criado pelo órgão, para somar com as recentes medidas de fortalecimento da segurança escolar adotadas pelo município.  

Santos disse aos vereadores que, inicialmente, o Conseg sugere a contratação de policiais civis, militares, bombeiros e de guardas municipais, ativos ou aposentados, para atuarem à paisana e desarmados nas escolas. “É importante termos a presença de pessoas treinadas e equipadas para lidar com situações de crises nas escolas. Mas também não é saudável para o ambiente escolar impor a presença de policiais armados e fardados”, ressaltou.

Ainda segundo ele, no caso dos agentes das Polícias Civil e Militar, eles seriam cedidos pelo Estado, através de convênio com a Prefeitura de Paulínia (PMP), e remunerados pelo Município. Em relação à possível contratação de guardas civis aposentados, Santos frisou que será necessária a aprovação de uma legislação municipal específica.

Além da contratação de policiais, o Papem prevê ainda a criação de uma comissão intersetorial responsável por analisar a realidade de cada instituição de ensino da cidade, e criar um plano com medidas necessárias para todas as áreas.  “Suporte psicológico nas escolas, treinamento de profissionais de educação, palestras e eventos educativos, informativo aos alunos, palestras e eventos para orientação e conscientização dos pais, fomento de competições esportivas em horários alternativos às aulas, e disponibilização de cursos aos finais de semana nas escolas”, citou o vice-presidente do Conseg.

De acordo com Santos, o Papem foi enviado aos Poderes Executivo e Legislativo, bem como aos comandos das Polícias Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Paulínia no último dia 11. 


Mizael Marcelly
Foto: Divulgação/CMP

<imagem1>Mario_Santos_Conseg_Paulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima