Correio Paulinense

Paulínia, 7 de setembro de 2024
Conseg de Paulínia cria plano de ação que pode diminuir tensão nas escolas

Última atualização em 20 de abril de 2023

Na terça-feira (18), Mario Gabriel de Freitas Santos, vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Paulínia, falou na Tribuna da Câmara Municipal (CMP) sobre o Plano de Ação e Proteção Escolar Multissetorial (Papem), criado pelo órgão, para somar com as recentes medidas de fortalecimento da segurança escolar adotadas pelo município.  

Santos disse aos vereadores que, inicialmente, o Conseg sugere a contratação de policiais civis, militares, bombeiros e de guardas municipais, ativos ou aposentados, para atuarem à paisana e desarmados nas escolas. “É importante termos a presença de pessoas treinadas e equipadas para lidar com situações de crises nas escolas. Mas também não é saudável para o ambiente escolar impor a presença de policiais armados e fardados”, ressaltou.

Ainda segundo ele, no caso dos agentes das Polícias Civil e Militar, eles seriam cedidos pelo Estado, através de convênio com a Prefeitura de Paulínia (PMP), e remunerados pelo Município. Em relação à possível contratação de guardas civis aposentados, Santos frisou que será necessária a aprovação de uma legislação municipal específica.

Além da contratação de policiais, o Papem prevê ainda a criação de uma comissão intersetorial responsável por analisar a realidade de cada instituição de ensino da cidade, e criar um plano com medidas necessárias para todas as áreas.  “Suporte psicológico nas escolas, treinamento de profissionais de educação, palestras e eventos educativos, informativo aos alunos, palestras e eventos para orientação e conscientização dos pais, fomento de competições esportivas em horários alternativos às aulas, e disponibilização de cursos aos finais de semana nas escolas”, citou o vice-presidente do Conseg.

De acordo com Santos, o Papem foi enviado aos Poderes Executivo e Legislativo, bem como aos comandos das Polícias Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Paulínia no último dia 11. 


Mizael Marcelly
Foto: Divulgação/CMP

<imagem1>Mario_Santos_Conseg_Paulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima