Correio Paulinense

Paulínia, 25 de maio de 2024
Com seis campeões mundiais, Bicicross de Paulínia comemora 24 anos

Última atualização em 19 de maio de 2021

Tradição, vitórias e cidadania!
A história mostra que sonho que se sonha junto traz consigo conquistas compartilhadas. Esse é o principal fio condutor de toda a história do Paulínia Racing Bicicross que completa 24 anos, em 21 de maio. O projeto que começou como forma de incentivar um pequeno grupo de garotos com o potencial para a modalidade e que hoje atende 240 crianças com apoio de Leis de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Secretaria Estadual do Esporte, Secretarias Municipais da Prefeitura de Paulínia, empresas parceiras como Syngenta, Katoen Natie, Unimed, Malwee e Braskem.


O Paulínia Racing Bicicross trouxe a tradição do esporte, um dos mais radicais da modalidade de ciclismo, mas em conjunto trouxe o ensinamento de valores importantes para uma vivência em sociedade.
“Eu sou um dos filhos da escola de bicicross de Paulínia. O projeto inicial foi encabeçado pelos pais dos praticantes da modalidade, meu pai incluído, e depois virou este projeto que traz visibilidade para nossa cidade e para a modalidade”, explica Julio Brustolin, presidente, ex-aluno e ex-atleta da modalidade.
O bicicross foi a modalidade do ciclismo que abriu as portas da instituição e conquistou patrocinadores e parceiros. Mas outras modalidades entraram em foco no ano passado com a criação de um novo braço do clube para atletas do mountain bike e estrada. “Nosso foco sempre foi orientação, transmitir ensinamento, temos a experiência no dinamismo do funcionamento das parcerias e necessidades de atletas. Por isso em conjunto também decidimos abraçar outras modalidades. O projeto ainda está nascendo, mas sentimos que será grandioso, assim como as vitórias já conquistadas em nossos 24 anos”, diz Brustolin.
Todas as crianças envolvidas pelo projeto são acompanhadas por equipe multidisciplinar com o objetivo de acolher crianças e adolescentes psicossocialmente, tendo as aulas e o esporte como ferramenta de inclusão social. E com essa participação próxima, todas as famílias acabam por contribuir na história do clube e dos profissionais. 
O acolhimento e a presença é uma de nossas filosofias principais, explica o psicólogo Renato Melo, um dos profissionais do grupo. “Tentamos sempre entender os momentos de cada um dos nossos alunos e suas famílias. O Paulínia Racing Bicicross tem seus anos de aprendizado, mas a cada dia de trabalho em equipe, aprendemos algo novo. A pandemia veio para superarmos todas as adversidades juntos.” 
Desde o momento em que os fechamentos recomendados foram necessários o Paulínia Racing Bicicross se adaptou. Buscou dar suporte aos alunos nas aulas on-line, se mobilizou para formar uma rede de apoio com empresas e voluntários para cestas básicas, roupas e em estar presente.

Como equipe já se sagrou diversas vezes campeã como Campeã Mundial UCI (2003 – Perth/Austrália), Vice Campeã Mundial UCI (2000 – Córdoba/Argentina), Vice Campeã Mundial UCI (2002 – Paulínia/SP), Campeã PanAmericana de BMX (2000), Deca Campeã Brasileira (99/00/02/04/05/07/08/09/10/19) e Tetradeca campeã Paulista (00/01/02/03/05/06/07/08/09/11/12/19/20)
Desde a sua fundação, seus pilotos  somam títulos e no total são 194 Títulos Regionais; 160 Títulos Paulistas; 80 Títulos Brasileiros; seis Títulos Pan Americanos; 22 Títulos LatinoAmericanos; seis Títulos Mundiais e 16 Finalistas de Mundiais. 
O professor e técnico do projeto, Daniel Jorge, também está presente no projeto desde sua fundação tendo seu pai como um dos fundadores, assim como o atual presidente. Agora transmite para os alunos e outros professores sua experiência profissional e pessoal. “É muito gratificante ver uma criança aprendendo seus primeiros passos na bicicleta, temos alunos de dois anos com a gente, acabamos acompanhando a grande maioria até a adolescência, ver de perto seu desenvolvimento e a paixão para um esporte nascer, é surreal é gratificante demais. Minha história e a do Paulínia Racing Bicicross se fundem e trabalhamos para que outras gerações possam ter essa mesma vivência pessoal”. 


Os títulos esportivos apresentam maior visibilidade em termos de números, mas o maior resultado conquistado veio do social, na formação de crianças e adolescentes como cidadãos plenos. 
Com o princípio básico focado em esporte, cultura e lazer, foi possível alcançar ao longo de duas décadas, sucesso reconhecido no que se refere a inclusão social, a formação moral, a transformação da personalidade, a capacidade de se relacionar, desenvolvimento da consciência crítica e o exercício da cidadania com qualidade de vida de seus alunos.
Esse legado é admirado e notório nos adultos de hoje que cresceram nesta Escola de Bicicross e que mantém contato com a equipe, reconhecendo seu valor e importância na sua formação.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do Paulínia Racing Bicicross

<imagem1>24anosdeBicicrossPaulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima