Última atualização em 28 de outubro de 2025

Após seis anos sem ganhar um novo prédio de saúde para ampliar o atendimento à população e desafogar o único hospital público da cidade, Paulínia está construindo com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal a sua 11ª Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme adiantou o Correio em abril passado.
Com licitação realizada e homologada pelo governo Danilo Barros (PL), entre os meses de abril e maio, a UBS Bom Retiro começou a ser construída na segunda quinzena de junho e deve ser entregue em 2027. Localizado na Avenida Antônio Batista Piva, uma das principais vias da região, o prédio ocupará mais de mil metros quadrados pertencentes ao município.
Nesta segunda-feira (27), Barros postou que esteve visitando e fiscalizando o andamento da construção. Segundo ele, os serviços estão bem adiantados, com 30% já concluídos, e caminhando para a fase de laje. “É mais uma obra que sai do papel, que vai beneficiar a população”, disse ele.
De acordo com a Prefeitura de Paulínia (PMP), a UBS contará com equipes de saúde da família e bucal. “A unidade será referência, pois além dos trabalhos de atendimento primário, também será equipada com núcleos temáticos que seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e incorporam princípios de sustentabilidade”, afirmou.