Correio Paulinense

Paulínia, 22 de abril de 2024
Coligação de Cazellato consegue barrar divulgação de pesquisa para prefeito

Última atualização em 15 de agosto de 2019

A Coligação “Paulínia com Atitude” (PSDB/PL) entrou judicialmente contra uma pesquisa de intenção de voto para prefeito da cidade realizada pela Data News Brasil Opinião Pesquisa e Consultoria, com sede em Barretos (SP). A empresa entrevistou 596 eleitores paulinenses, entre os dias 7 e 8 deste mês, em todas as regiões do município. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 694/2016, e a divulgação do resultado estava prevista para acontecer a partir de terça-feira (13).
Entretanto, a coligação do candidato a prefeito Du Cazellato (PSDB) contestou a metodologia da pesquisa e conseguiu na justiça a suspensão da divulgação do resultado. “Embora aparentemente regular, em verdade, a pesquisa apresenta em “metodologia” a previsão de identificação do entrevistado, o que é terminantemente vedado pelo artigo 13, da Resolução 23.549/2017”, alegou a “Paulínia com Atitude”.  A juíza eleitoral de Paulínia, Marta Brandão Pistelli, concordou com a coligação partidária e suspendeu a publicidade do resultado. 
O Correio procurou a Data News Brasil. “A nossa metodologia prevê a identificação de parte dos entrevistados para que possamos revisitá-los e confirmar se realmente eles responderam a pesquisa. Todos os institutos fazem isso. No entanto, os dados dos eleitores não são compartilhados com terceiros, em nenhuma hipótese”, explicou Alberto Barros, diretor da empresa. . 
Segundo consta no registro do TSE, a Data News Brasil realizou a pesquisa em Paulínia por conta própria, ou seja, não foi contratada por nenhum partido, coligação ou candidato. “O resultado não será divulgado, mas prestaremos todas as informações à Justiça Eleitoral de Paulínia e mostraremos que não fizemos nada fora da legislação eleitoral”, concluiu Barros. 

Foto: Ilustração

<imagem1>pesquisa_eleitoral_suplementarPaulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima