Correio Paulinense

Paulínia, 16 de junho de 2024
Ciências Contábeis do UNIFACP Paulínia está entre os melhores cursos do país

Última atualização em 12 de outubro de 2019

Autorizado em  2009 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Contábeis do UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia foi instituído em 2010. Quatro anos depois, a Comissão de Especialistas do MEC atestou o perfil suficiente de qualidade do curso, que recebeu nota 3 no conceito final – a nota máxima é 5. “O resultado satisfatório da avaliação resultou na expedição de Portaria de Reconhecimento do Curso (Portaria MEC Nº. 70 de 29/01/2015)”, afirmou Sidnei Aparecido Pereira, professor doutor e coordenador do curso. 
Segundo Pereira, em 2015, a turma de formandos do curso participou, pela primeira vez, do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia a qualidade do ensino superior no Brasil, a cada três anos, e tirou 3, da nota máxima 5. “A nota alcançada pelos alunos confirmou que o curso apresentava um perfil de qualidade suficiente, segundo os parâmetros do MEC”, disse o coordenador. O ótimo desempenho dos alunos no ENADE 2015 fez o MEC expedir nova portaria de Renovação de Reconhecimento do Curso de Ciências Contábeis do UNIFACP, documento essencial para o seu regular funcionamento.
“Novamente, em 2018, a turma de concluintes participou do ENADE e desta vez, alcançou nota 4. Este desempenho propiciou ao curso alcançar um perfil MUITO BOM de qualidade, segundo os parâmetros de avaliação do MEC. É um resultado elogiável, que eleva o UNIFACP a um novo patamar de qualidade no âmbito das Faculdades particulares do Brasil”, comemora Pereira. 
O curso, por seu coordenador
“O curso tem uma estrutura curricular que privilegia a interdisciplinaridade, como a integração de conhecimentos teóricos e abordagens de experiências práticas, possibilitando ao aluno um aprendizado compatível com o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso. 

A grade curricular tem em uma carga horária de 3.560 horas, distribuídas em 8 semestres letivos.  Nelas estão inclusos, entre outras atividades acadêmicas, o Estágio Curricular Supervisionado (300 horas) que se configura um componente obrigatório para a integralização do curso. O estágio oportuniza aos alunos experiências em ambientes de trabalho e treinamentos em futuras áreas profissionais. 

Muitas empresas da região têm contribuído para a realização desses estágios pelos alunos. Além disso, o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (também obrigatório), aliado ao Estágio, configuram-se como instrumentos úteis na preparação dos alunos para a participação em processos seletivos, em exames, provas e concursos públicos e em empresas particulares, bem como do Conselho Federal de Contabilidade -CRC, com vistas ao credenciamento para o exercício profissional.

O curso conta com um quadro de 18 professores, sendo: 3 doutores, 10 mestres e 5 especialistas, os quais, além da ótima titulação, contam com vasta experiência profissional que os habilita ao exercício pleno da docência. Além disso o UNIFACP disponibiliza aos estudantes um laboratório de informática onde estão instalados aplicativos e softwares específicos da área de contabilidade que são utilizados nas aulas de conteúdos práticos. O acervo de livros disponível aos alunos na Biblioteca é composto por 1.483 exemplares, cobrindo todas as áreas de estudo do curso.

Até o presente momento o UNIFACP já formou 78 Bacharéis em Ciências Contábeis e atualmente conta 76 alunos regularmente matriculados no curso.

Por fim vale destacar que, desde 2017, o curso está referenciado com Selo de Qualidade com Estrelas do Guia do Estudante elaborado e divulgado anualmente pela Editora Abril”.

Foto: Correio Imagem

<imagem1>UnifacpCentroUniversitariodePaulínia.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima