Correio Paulinense

Paulínia, 30 de junho de 2025
Catadores de recicláveis: Paulínia pode substituir carroças por triciclos elétricos para tornar jornada menos exaustiva

Última atualização em 23 de junho de 2025

Sucesso em Maceió, além de incentivar a sustentabilidade e proteção animal, programa da gestão JHC tirou antigos carroceiros da informalidade. Imagem: Prefeitura de Maceió

Já foi enviada para a análise do governo Danilo Barros (PL) proposta do vereador Flávio Xavier (PODE) que pode facilitar – e muito – a vida de catadores de materiais recicláveis em atividade no município. O parlamentar propõe programa que contemple esses trabalhadores informais com triciclos elétricos equipados com gaiolas.

“Normalmente, eles utilizam carroças para armazenar e transportar o que recolhem e chegam a carregar centenas de quilos de materiais de uma só vez, em jornadas de trabalho que costumam ser excessivas, fazendo desta uma tarefa extremamente extenuante”, explica Xavier. A categoria coleta, separa e vende recicláveis como papel, plástico, vidro e alumínio.

Para o parlamentar, além dos catadores conseguirem coletar mais materiais, vão poder circular com maior facilidade pelas vias públicas. “Diversos programas neste sentido vem sendo adotados em nosso país, e tem se mostrado uma excelente alternativa para melhorar as condições de trabalho, renda e qualidade de vida destes trabalhadores, além de favorecer a coleta de materiais recicláveis, sem emissão de gases poluidores do ar”, concluiu.

Maceió
Reeleito com mais de 83% dos votos, em 2024, o prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas (PL), mais conhecido como JHC, lançou em maio do ano passado o Ecoleta, programa que está transformando a vida de quem trabalha com descarte de resíduos, na exuberante metrópole nordestina.

Inicialmente, a Prefeitura de Maceió cadastrou e treinou 60 carroceiros, que deixaram a informalidade e passaram a ser remunerados pelo município. Além disso, trabalhadores sem habilitação puderam tirar a 1ª CNH através de outro programa social maceioense, que barateia o custo do documento para pessoas de baixa renda, inscritas no CadÚnico.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima