Última atualização em 1 de setembro de 2022
A Prefeitura de Paulínia (PMP) concretizou a primeira etapa do plano de monitoramento eletrônico que visa reduzir os índices locais de criminalidade e vandalismo. Entrou em operação nesta quarta-feira (31), dentro do Paço Municipal, o Centro de Monitoramento Integrado (CMIP) da cidade, com funcionamento 24 horas por dia.
Agentes da Guarda Civil (GCM) e da Guarda Patrimonial já estão fazendo a vigilância remota de todas as escolas, unidades de saúde, ginásios de esportes, cemitério, velório, teatro, além da sede do Poder Executivo da cidade. O monitoramento está sendo feito através de 1.211 câmeras, sensores e alarmes sonoros colocados em pontos estratégicos, dentro e fora dos 114 prédios públicos abrangidos. Parques de lazer e praças de esportes do município também deverão ser vigiados remotamente.
De acordo com a PMP, além de captar imagens coloridas e enviá-las em tempo real ao CMIP, os equipamentos contam, ainda, com microfones e tecnologia de infravermelho, capaz de distinguir pessoas de animais. O investimento é de R$ 12,2 milhões.
Por meio da assessoria de imprensa da PMP, o secretário municipal de Segurança Pública, Maick Lucizano, destacou os efeitos positivos do monitoramento eletrônico de cidades. “Segundo levantamentos, com a utilização de câmeras de vigilância é possível reduzir, em média, 70% dos índices de criminalidade referentes a ocorrências de furtos e roubos. Esta média pode sofrer variações conforme a quantidade de câmeras de vigilância que são instaladas nos municípios.”
Horas depois de inaugurar o CMIP, o prefeito Du Cazellato (PL) postou vídeo comentando a conclusão da primeira fase do plano de vigilância eletrônica de Paulínia. “Sem dúvida, é um avanço na segurança pública da nossa cidade. E tem mais: logo começa a instalação de câmeras nas vias públicas, priorizando as entradas e saídas do município”, disse ele, e concluiu: “Estamos fazendo os maiores investimentos na área de Segurança Pública dos últimos tempos. Vamos levar Paulínia para o ranking das cidades mais seguras da Região Metropolitana (de Campinas – RMC).”
De acordo com a PMP, a próxima etapa do plano começa a ser executada ainda este mês, e vai abranger as principais vias públicas, todos os portais, estradas vicinais e áreas comerciais do município. Neste caso, o investimento será de R$ 20,7 milhões.
Mizael Marcelly
Fotos: Divulgação/PMP