Correio Paulinense

Paulínia, 25 de maio de 2024
Bolsa Cuidador: saiba quem tem direito, qual o valor, onde e quando solicitar

Última atualização em 12 de novembro de 2022

Em 2023, a Prefeitura de Paulínia (PMP) pretende investir mais de R$ 460 mil em um novo benefício municipal, exclusivo para o custeio de despesa com cuidador de pessoa idosa acamada, pessoa com doença degenerativa e progressiva, ou pessoa acamada e dependente, em situação de vulnerabilidade e risco social. A verba está consignada no projeto de orçamento para o próximo exercício financeiro da cidade, que tramita na Câmara Municipal (CMP) e será votado em dezembro. 

Denominado de Bolsa Cuidador, o benefício foi enviado ao Poder Legislativo dia 21 do mês passado, votado e aprovado pelos vereadores na última terça-feira (8), e publicado dois dias depois, no Diário Oficial (DO) do município.  “Seguimos trabalhando para tornar realidade políticas públicas de assistência social e saúde, importantes para o município”, comentou o prefeito Du Cazellato (PL), autor do auxílio, nas redes sociais.

CLIQUE AQUI  para a LEI COMPLETA (págs. 02 e 03)

 
Público-alvo
Idosos acamados, pessoas com doenças degenerativas e progressivas, acamadas e dependentes, em situação de vulnerabilidade e risco social.

Objetivo
Evitar que essas pessoas sejam colocadas em instituições públicas e coletivas de longa permanência, dando a cada uma delas a oportunidade de ser cuidada com maior liberdade, privacidade e identidade, em sua própria casa ou na casa da família.

Prioridade
Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), terão preferência no recebimento do auxílio financeiro. 

Principais requisitos
– Beneficiário e cuidador deverão comprovar residência mínima de 2 anos ininterruptos em Paulínia, e fazerem parte da mesma rede familiar ou comunitária;
– O cuidador deverá ter 18 anos ou mais, formação no ofício, e capacidade atestada pela equipe técnica  da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa.

Valor ($)
1 (um) salário mínimo nacional vigente, por mês.

Onde e quando solicitar
Na Secretaria de Assistência Social e Proteção À Pessoa, dentro do Paço Municipal, a partir de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mizael Marcelly
Foto: Divulgação


<imagem1>cazellatoBolsaCuidador.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima