Correio Paulinense

Paulínia, 21 de maio de 2024
Autista e mãe de um adolescente autista, deputada vem ao “Encontro de Mães Atípicas” em Paulínia

Última atualização em 23 de abril de 2024

Priscilla Bittar e Andréa Werner: mulheres empoderadas, idealizadoras do encontro inédito em Paulínia – Crédito: Reprodução/Rede Social

Para quem ainda não se familiarizou com a expressão, mãe atípica é aquela que lida com a criação de uma pessoa com deficiência (PcD). E para discutir os muitos  desafios que envolvem a chamada “maternidade diferente”, a advogada Priscilla Bittar e a deputada estadual Andréa Werner  (PSB) convidam para o “Encontro de Mães Atípicas de Paulínia”, nesta quarta-feira, 24, a partir das 18h30, no Parque dos Servidores. Além de deputada, Werner é presidente da Comissão dos Direitos das PCDs da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), autista e mãe de Theo, 15 anos, diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade.  

É inequívoco que toda maternidade tem sua singularidade, e que, independentemente das características de seu filho – ou exatamente por conta delas -, cada mãe tem seus próprios e infinitos desafios diários. Entretanto, além da carga maternal por si só,  mães atípicas enfrentam uma jornada que até pode incluir levar o filho à natação, ao ballet ou espanhol, mas que não para por aí.

Elas “dormem” nas filas da assistência social, “moram” em hospitais por algum período, entram na justiça pelo tratamento do filho, conciliam a rotina doméstica e profissional com as múltiplas terapias que o pequeno precisa para se desenvolver, e ainda lutam por direitos e inclusão, junto à autoridades públicas como, por exemplo, vereadores e deputados. Ou seja, entre os esforços das mães atípicas está, principalmente, a incansável batalha para garantir condições de vida, independência e acessibilidade que aproximem seus filhos das pessoas consideradas típicas. Esses e tantos outros assuntos serão debatidos no encontro inédito, na cidade.

Serviço
Encontro de Mães Atípicas
24/04/20223, a partir das 18h30
Rua Shirlei Ramos Maia de Souza, 648 – Parque dos Servidores (em frente à Escola dos Servidores)
ENTRADA FRANCA

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima