Correio Paulinense

Paulínia, 29 de julho de 2025
Após criar pasta da Mulher, Paulínia realiza 1ª conferência de políticas para elas: evento foi promovido pelo CMDM

Última atualização em 29 de julho de 2025

“Estou feliz em poder participar desse momento histórico”, disse o prefeito Danilo Barros (PL) sobre a conferência feminina. Imagem: Divulgação

O Auditório “Carlos Tontoli”, da Prefeitura Municipal de Paulínia (PMP), recebeu na manhã de sexta-feira (25) cerca de 150 mulheres durante a 1ª Conferência Municipal de Políticas para a população feminina da cidade, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Thais Cremasco, advogada, co-fundadora do Coletivo Mulheres pela Justiça e representante da OAB na Comissão de Combate ao Assédio do TRT-15, palestrou sobre “Mais igualdade, mais democracia e mais conquistas para as mulheres”. Em entrevista à TV TodoDia, a advogada afirmou que a violência de gênero mata uma mulher a cada seis horas no Brasil. “E o machismo é o primeiro degrau dessa escalada da violência, que termina no feminicídio”, completou.

Também à TV TodoDia, a secretária municipal da Mulher, Angela Duarte, afirmou que a conferência é um espaço de fala muito importante. Além disso, ela adiantou como será o Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, na cidade. “Será um mês de muita sensibilização de que violência contra a mulher não pode, além de ser crime. Nós somos consideradas iguais e temos direito à vida, ao espaço público, a participar da política e a estar onde a gente quiser”, declarou.

O prefeito Danilo Barros (PL), que participou da conferência, destacou a importância de Paulínia ser a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com uma Secretaria da Mulher. “Uma pasta exclusiva para tratar de temáticas relevantes do setor e para ser um espaço de discussão, crescimento e valorização das políticas sociais para as mulheres”, disse ele, e concluiu: “Estou feliz em poder participar desse momento histórico e acredito que muitos frutos serão gerados a partir desse ato”. Outra presença importante foi a da delegada da mulher de Paulínia, Bárbara Monteiro Vitorino.

CMDM                          
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) possui 23 integrantes (entre titulares e suplentes), incluindo a Mesa Diretora: Márcia Rodrigues dos Santos, presidente; Rosimeire de Souza Santos, vice-presidente; Regiane Cristina Maciel, 1ª secretária; Jaqueline Cristina dos Santos, 2ª secretária; Camila Martins Machado, 1ª tesoureira; e Silmara Missae Kimura, 2ª tesoureira.

O órgão dividiu a organização da conferência com as pastas municipais de Assistência Social e Proteção à Pessoada Mulher.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima