Correio Paulinense

Paulínia, 4 de fevereiro de 2025
Administração: Projeto transfere “vigilância eletrônica” da cidade para a Segurança Pública

Última atualização em 2 de fevereiro de 2025

Os monitores do COI recebem imagens captadas por mais de 160 câmeras de segurança, espalhadas em vários pontos estratégicos do município. Foto: Arquivo

Atualmente, o sistema de videomonitoramento de Paulínia, operado pelo Centro de Operações Integradas (COI), no Santa Cecília, é administrado pela Secretaria de Mobilidade e Transportes da cidade, conforme a Lei Municipal nº 4.274/2023, sancionada pelo ex-prefeito Du Cazellato (PL).

Um projeto de lei na Câmara de Vereadores (CMP), protocolado pelo governo Danilo Barros (PL) na última quarta-feira (29), altera dispositivos da norma vigente. De acordo com o texto, uma das alterações transfere a “responsabilidade e coordenação” do sistema para a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP).

“A mudança busca, também, dar maior eficácia ao sistema, uma vez que a Secretaria Municipal de Segurança Pública já possui estrutura especializada e expertise no gerenciamento de ações voltadas à segurança e vigilância pública, essenciais ao alcance dos objetivos da Lei nº 4.274/2023”, explica Barros.

Caso as alterações sejam aprovadas pelos vereadores, a Secretaria de Transportes terá acesso apenas às imagens de vias públicas municipais, com vistas ao controle de tráfego de veículos, a segurança viária e a mobilidade urbana. O projeto será analisado pelas comissões legislativas pertinentes, antes de ir para votação do plenário, sem data ainda prevista. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima