Última atualização em 11 de dezembro de 2025

Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) está vacinando mulheres grávidas, a partir da 28ª semana de gestação, contra o vírus sincicial respiratório (VSR), apontado como principal causador de doenças respiratórias, como a bronquiolite e a pneumonia, em crianças com até 2 anos.
Em Paulínia, o governo Danilo Barros (PL) informou na tarde de hoje (11) que a imunização começa nesta sexta-feira (12), em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). “A orientação do Ministério da Saúde é de dose única, sem restrição de idade da mulher. A vacina é segura e garante a proteção de bebês a partir da transferência de anticorpos pela mãe”, explica o governo.
Produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Pfizer, o imunizante foi incluído pelo Ministério da Saúde (MS) no Programa Nacional de Imunizações (PNI), representando um grande avanço na prevenção de internações e casos graves em decorrência do VSR. Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e cartão de acompanhamento do pré-natal.