Última atualização em 4 de fevereiro de 2026

Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), entregou a primeira Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (EMEFI) da cidade, que atenderá cerca de 240 alunos, do 1º ao 5º ano, das 8h às 17h, já a partir de amanhã, dia 5.
Para Barros, a inauguração da inédita EMEFI, localizada no bairro Patropi, representa uma virada de chave na educação pública do município. “Até hoje, não tínhamos uma escola de ensino fundamental no período integral. Isso precisava mudar, e mudou”, disse ele, e completou: “A partir de amanhã, as crianças estarão em um ambiente seguro, acolhedor, estruturado e pensado para formar não apenas bons alunos, mas bons cidadãos”.
O prefeito destacou ainda que, além das disciplinas tradicionais e mais tempo para estudar matemática, os estudantes terão atividades esportivas, aulas de educação financeira, educação socioemocional e inglês. “Faço questão de destacar um fato muito importante: os alunos dessa escola foram escolhidos a partir de critérios socioeconômicos e demográficos, priorizando crianças em situação de vulnerabilidade social da região. Isso mostra que essa escola não é apenas moderna, é justa, humana e socialmente responsável”.
Além de Barros, o vice-prefeito Edilsinho Rodrigues (Podemos), a secretária municipal de Educação, Márcia Scarassati, vereadores, secretários e convidados, a inauguração reuniu familiares da inesquecível Professora Simone de Toledo Lima Martinez, que dá nome ao novo prédio escolar. Ela faleceu em 2016.
“Ver o nome da minha mãe, associado à essa instituição de ensino é uma honra que não representa apenas uma homenagem, mas um reconhecimento de valores que marcaram sua vida e atuação. A Professora Simone acreditava que educar era um ato de coragem. Coragem para orientar, exigir, cuidar e formar cidadãos preparados para a vida. Ela foi uma mulher de autoridade, firmeza e disciplina, mas também foi muito acolhedora”, disse Juliana de Toledo Martinez, filha da homenageada.