Última atualização em 15 de dezembro de 2025

Pautado para a sessão legislativa desta terça-feira (16), um requerimento do vereador Douglas Guarita (DC) aponta que “alunos de outras cidades”, especialmente de Campinas, estariam usando, indevidamente, o transporte universitário gratuito da Prefeitura de Paulínia (PMP), já que o serviço é exclusivo para estudantes moradores da cidade.
“Justifica-se o presente requerimento diante das constantes reclamações de que pessoas não autorizadas estariam utilizando o transporte de maneira irregular, o que compromete a organização, gera lotação indevida e coloca em risco a integridade dos demais usuários e do motorista, uma vez que não há forma eficiente de identificar quem está embarcando”, afirma o parlamentar.
Além de solicitar informações sobre os métodos atuais de controle e fiscalização de embarque dos universitários, o parlamentar sugere a obrigatoriedade de crachá de identificação, a partir de 2026. “Contendo nome completo, foto e endereço”, explica Guarita. Se aprovado pelos pares, o requerimento do vereador será encaminhado ao Poder Executivo, que deverá responder em até 30 dias, a contar do recebimento.