Correio Paulinense

Paulínia, 20 de agosto de 2025
MIR “de Mirlene”: Paulínia cria aplicativo com botão do pânico para mulheres surdas da cidade: lançamento foi ontem

Última atualização em 7 de agosto de 2025

“Eu só pude desenvolver esse APP porque tivemos a demanda da Mirlene”, comentou o GCM criador do dispositivo de segurança para a comunidade surda feminina da cidade. Imagem: Reprodução

Em Paulínia, o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher começou com a jornalista e psicóloga Fabiana Scaranzi prendendo a atenção da plateia feminina com a necessária palestra “Encontre a Sua Voz” (leia matéria). É o primeiro Agosto Lilás promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, criada pelo prefeito Danilo Barros (PL) e comandada por Angela Duarte.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo Barros, a pasta da Mulher apresentou durante o evento mais uma tecnologia de segurança desenvolvida pelo guarda civil municipal Diogo Antônio Ferreira: o inédito aplicativo com botão do pânico para mulheres surdas da cidade. O dispositivo permite que elas acionem rapidamente a polícia, por exemplo, em casos de violência doméstica.

“A novidade surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade surda de Paulínia, que por meio da servidora Mirlene Maria da Silva Rosa, deficiente auditiva, apresentou a necessidade à Guarda Civil Municipal”, explicou a administração. Assim, o app foi batizado de MIR (de Mirlene), uma forma de homenagear a funcionária pública, atualmente lotada na pasta de Cidadania e Justiça.

“Eu só pude desenvolver esse APP porque tivemos a demanda da Mirlene, o apoio da secretaria de Segurança Pública e da Mulher, além de todos os demais servidores que se uniram neste projeto. Esperamos que ele possa salvar vidas e garantir a inclusão que todas as mulheres merecem”, comentou Ferreira, por meio da assessoria de imprensa. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima