Última atualização em 8 de abril de 2025

Paulínia acordou nesta terça-feira (8) com o sistema de fiscalização eletrônica de trânsito funcionando, conforme previamente avisado pela administração Danilo Barros (PL), no último dia 21. Entre os equipamentos ligados estão 20 radares de velocidade, 12 híbridos – além de velocidade, fiscalizam avanço de sinal e parada sobre faixa de pedestre – e 9 de sinal vermelho.
Na primeira sessão legislativo de abril, terça-feira passada, o vereador Lucas Barros (DC) propôs o desligamento programado dos radares de avanço de sinal vermelho, das 21h às 05h. “Esta proposta visa preservar a segurança da população, sobretudo em áreas de menor fluxo e vulnerabilidade à ação de criminosos, respeitando as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e preservando o espírito da legislação, que é o de salvar vidas”, justificou o parlamentar, e acrescentou:
“A iniciativa já é adotada com êxito em diversos municípios, como forma de equilibrar mobilidade urbana, segurança viária e proteção cidadã, sendo perfeitamente viável em Paulínia, desde que precedida de análise técnica da Secretaria Municipal competente”.
Os equipamentos que flagram avanço de sinal estão instalados em quatro semáforos ao longo da Avenida José Paulino; um no cruzamento da Av. Brasília com a Rua Santa Cecília (sentido B/C); um no cruzamento das Avenidas Osvaldo Piva e Brasília (sentido C/B); dois no cruzamento da Avenida Presidente Getúlio Vargas com a Rua Santa Cecília (sentidos C/B e B/C); e um no cruzamento das Avenidas Osvaldo Piva e Antonio Batista Piva (Sentido C/B).
A fiscalização conta ainda com quatro lombadas eletrônicas e seis educativas, que alertam o motorista sobre a velocidade permitida. Caminhões terão altura e peso medidos. No último dia 25, ao responder internautas sobre os radares, o prefeito Danilo Barros (PL) indicou que alguns podem ser revistos.