Paulínia fica mais independente para diagnosticar Covid-19

Da Redação
11/07/2020 17:07:56
Paulínia fica mais independente para diagnosticar Covid-19

Equipamentos detectam também outras doenças respiratórias

Prefeitura investiu cerca de R$ 413 mil em aparelhos e exame RT-PCR, conhecido como SWAB nasal e oral, passa a ser feito no laboratório do HMP

A Prefeitura Municipal de Paulínia (PMP) adquiriu um robô pipetador de material genético e uma leitora de impurezas para realização do exame RT-PCR, chamado no meio médico de SWAB nasal e oral, pois utiliza um cotonete para coletar secreções do nariz e da garganta de pacientes com suspeitas de doenças respiratórias como a Covid-19, causada pelo novo coronavírus.  Segundo a PMP, os aparelhos custaram R$ 413.293,00 – CLIQUE AQUI e veja requisição de compra publicada no portal municipal de gastos com a pandemia.

Segundo a PMP, além de aumentar a capacidade local de realizar testes da Covid-19, a aquisição dos aparelhos para o Hospital Municipal de Paulínia (PMP) acaba com a dependência do município em relação ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, onde eram feitos os exames SWAB de pacientes paulinenses e os resultados levavam até 30 dias. Agora, o diagnóstico pode sair em até 72 horas, após a coleta do material. 

"Com o laboratório (do HMP) reforçado, também ganhamos capacidade para realizar outros exames de doenças respiratórias, como por exemplo, o H1N1", afirmou, por meio da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Saúde, Fábio Alves, e complementou: “O Hospital e o Sistema Único de Saúde de Paulínia sobem de patamar e serão credenciados junto ao Ministério da Saúde”.

Testagem em massa
De acordo com a PMP, até a última segunda-feira (6), 8.700 testes rápidos para o novo coronavírus foram aplicados na cidade, “tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como no HMP”.  No final de março, o município comprou 20 mil unidades do exame rápido. Neste sábado (11), Paulínia tem 1.398 casos confirmados de Covid-19, entre mortos (15), recuperados (782) e em recuperação (601). Já no painel da Secretaria Estadual de Saúde, o município aparece com 1.631 infectados.

Foto: Divulgação/PMP

Comentar