Instituto Estre promove ‘contação de histórias’ na Concha Acústica do Taquaral Apresentações...

Da Redação
09/06/2016 10:23:00
Instituto Estre promove ‘contação de histórias’ na Concha Acústica do Taquaral Apresentações acontecem nesta sexta-feira às 10h00 e às 15h00

MEIO AMBIENTE Instituto Estre promove ‘contação de histórias’ na Concha Acústica do Taquaral Apresentações acontecem nesta sexta-feira às 10h00 e às 15h00

[imagem] Com apresentações em Hortolândia e Campinas, o Instituto Estre comemora o Dia do Meio Ambiente com uma programação especial de contação de histórias: “Histórias para pertencer ao mundo”, com Kiara Terra. O evento será dirigido aos estudantes da rede municipal de ensino, em parceria com as Secretarias da Educação e do Verde dos municípios.

Em Campinas, as apresentações serão abertas ao público e acontecerão na Concha Acústica do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), nesta sexta-feira, 10 de junho. No período da manhã será às 10h e no período da tarde às 15h. As apresentações têm duração aproximada de 40 minutos. Em Hortolândia, as apresentações já aconteceram e mais de 1.000 alunos participaram do evento. Em Paulínia, as apresentações vão ocorrer em outubro, quando o Instituto vai promover o mês da criança.


Kiara Terra é contadora de histórias e criadora do método História Aberta - cada participante ouve, cria e conta a história, formando uma história coletiva. Além de ser uma parceira do Instituto Estre, já tendo participado de seus eventos, a paulistana Kiara Terra, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC São Paulo, é uma das maiores contadoras de histórias do país.

Há 15 anos criou o método de narração de histórias chamado História Aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com a participação do público. Escuta e improvisação são os principais recursos desse modo de contação. Essa técnica tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores, como na sensibilização dos mais diversos públicos.

Na avaliação de William Souza, coordenador de projetos do Instituto Estre, no encontro da arte com o universo lúdico, as crianças e os adultos poderão reconhecer a importância de uma história elaborada coletivamente. “Optamos por celebrar o Mês do Meio Ambiente com ludicidade e alegria! Lembrando da importância de criarmos uma história que seja coletiva, reconhecendo-nos como cidadãos e cidadãs, atentos e atentas ao bem comum”, afirma William.

Além dos dois municípios da Região Metropolitana de Campinas, o Instituto Estre levará o espetáculo para mais três cidades durante o mês de junho: Feira de Santana (BA), Fazenda Rio Grande (PR) e Rosário do Catete (SE). Outros municípios acolherão o espetáculo de contação de histórias em razão do Mês da Criança, no segundo semestre.

O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que se tornou um centro de referência em educação ambiental. Criado em 2006 e mantido pela Estre Ambiental, tem seus projetos divididos em duas áreas de atuação: Educação Ambiental e Conhecimento e Pesquisa (www.institutoestre.org.br). 

Foto: Divulgação

Comentar