OUTUBRO ROSA: aberta dia 1º pela primeira-dama Lucila Pavan, campanha contra o câncer de mama e do colo do útero segue o até...

Da Redação
07/10/2015 21:23:00
OUTUBRO ROSA: aberta dia 1º pela primeira-dama Lucila Pavan, campanha contra o câncer de mama e do colo do útero segue o até o final do mês

[imagem] Nas UBSs e HMP, a Secretaria de Saúde está distribuindo adesivos e folhetos da campanha, com orientações sobre a doença

 
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Lucila Rodrigues Alves Pavan, abriu na manhã de quinta-feira, dia 1º, na Sala de Imprensa (Auditório “Carlos Tontoli”) do Paço Municipal, a Campanha “Outubro Rosa” 2015, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O evento é uma realização do Fundo Social em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Recursos Humanos.

“Nosso objetivo é lembrar e estimular todas as mulheres a adotar cuidados com o corpo e procurar atendimento médico, assim que sentirem qualquer alteração, em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, pois tanto o câncer de mama, o mais frequente entre as mulheres de todo o mundo, quanto o câncer de colo do útero não apresentam sintomas. Por isso é essencial realizar anualmente o Papanicolau e a mamografia”, enfatizou Lucila e ressaltou: “uma boa alimentação e exercícios físicos são essenciais para prevenir não só o câncer, mas uma série de outras doenças”.

O secretário de Saúde, Dr. Ricardo Carajeleascow enfatizou que, com o apoio do prefeito José Pavan Junior, está negociando uma carreta para realizar mamografia na cidade. “Convido todas as mulheres de Paulínia para participarem da programação da campanha no município e aproveitarem a oportunidade para atualizar seus exames preventivos. Será mais um evento importante promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que oferecerá orientação e serviços ao público feminino”.

Durante a abertura da campanha, a ginecologista obstetra Fabrícia Silva Campos também frisou a importância da prevenção, bem como o autocuidado. “Nos dois casos, mama e colo do útero, a enfermidade chega de forma silenciosa. A maior parte das mulheres só identifica a doença quando ela já está em desenvolvimento, por isso, a necessidade da prevenção para a descoberta precoce do problema”, explicou a médica.

Nas UBSs e HMP
A Secretaria de Saúde Paulínia, durante o mês de outubro, vai distribuir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Municipal de Paulínia (HMP), adesivos com o símbolo do “Outubro Rosa” e folhetos com orientações sobre o câncer de mama e de útero, além de dicas de saúde e beleza. As mulheres que quiserem realizar o Papanicolau podem agendá-lo nas UBSs.

No Paulínia Shopping
No dia seguinte (2) à abertura, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, juntamente com as secretárias municipais de Eventos e Turismo e Recursos Humanos, Neyde Aparecida G. Monteiro da Silva e Sandra Regina Beraldo, respectivamente, estiveram nas lojas e a Praça de Alimentação do Paulínia Shopping divulgando a Campanha “Outubro Rosa”.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMP
Fotos: Divulgação/PMP

Comentar