Entregue terça-feira (4), UBS Jardim Amélia é um centro bem equipado e moderno, reformado para atender cerca de 9 mil...

Da Redação
07/08/2015 17:14:00
Entregue terça-feira (4), UBS Jardim Amélia é um centro bem equipado e moderno, reformado para atender cerca de 9 mil usuários do bairro e região

[imagem] Estrutura conta com consultórios, salas de vacina, curativo, inalação, observação, urgência, prontuário e reunião, além de farmácia, recepção, cozinha e lavanderia


Reformada e reequipada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Amélia Duarte Quintal”, no Jardim Amélia, foi entregue à população, terça-feira (4), pelo prefeito José Pavan Junior (PSB). Fechada em março do ano passado, com problemas, sobretudo, na estrutura do prédio, a unidade deveria ter sido entregue seis meses depois, pelo então prefeito Edson Moura Junior, que acabou deixando o cargo, em fevereiro deste ano, sem concluir e entregar a obra.

Pavan (PSB) retomou, concluiu e entregou a reforma. De acordo com a Secretaria de Saúde a nova UBS  passou a funcionar na quarta-feira (5), com as consultas médicas nas áreas de clínico geral, ginecologia e pediatria, além de inalações, injeções, curativos, vacinas, coletas de exames laboratoriais, procedimentos de enfermagem, encaminhamentos para especialistas e fornecimento de medicação básica. Também na UBS são realizados grupos de amamentação, gestantes, planejamento familiar e risco cardiovascular.

“A nova UBS vai garantir mais eficiência e qualidade no atendimento básico à saúde da população, além de assegurar a todos os moradores uma tranquilidade maior quanto à marcação de exames e pequenos procedimentos”, afirmou o prefeito, e ressaltou: “É um centro bem equipado e moderno, que vai beneficiar toda a população desta região”.

Para o Secretário de Saúde de Paulínia, Ricardo Carajeleascow, a UBS é uma das mais importantes da cidade, pois atende cerca de 9 mil usuários do Jardim Amélia e bairros vizinhos. “Essa unidade oferece exames de prevenção em quase todas as especialidades. Espero que a maioria das pessoas que necessitarem dos serviços prestados aqui, possam sair satisfeitas. Nosso foco é o acolhimento do ser humano e a prevenção de doenças”, frisou o secretário. 

Infraestrutura
A UBS do Jardim Amélia está construída num terreno de 2.2 mil metros quadrados, com área construída de 620 m², conta com quatro consultórios, salas de vacina, curativo, inalação, observação, urgência, prontuário e reunião, além de farmácia, recepção, cozinha e lavanderia O prédio conta ainda, com três banheiros para pacientes, sendo um para pessoa com deficiência e dois banheiros para funcionários, e um banheiro no consultório de ginecologia.

Segundo a Secretaria de Obras de Paulínia, o prédio recebeu reforço de fundação, trocas de revestimento das paredes, piso, rede elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, construção de um banheiro para pessoas com deficiência (PCD), manutenção de armários e gabinetes, entretanto, preservando as características da construção original, além de toda a parte de jardinagem.

Novidade 
Durante o discurso de entrega da UBS Amélia, o prefeito Pavan (PSB) anunciou aos moradores a regularização fundiária e a divisão dos lotes do bairro, que possibilitarão a liberação das escrituras dos imóveis, uma antiga reivindicação da comunidade. 

Participaram da reinauguração, a vice-prefeita Vanda Camargo, a primeira-dama Lucila Pavan, o pastor Cosme, o Padre Paulo, secretários e diretores municipais, além dos vereadores Tiguila Paes (PRTB), Angela Duarte (PRTB), Flávio Xavier (PSDC), Doutor João Mota (PT), João Pinto Mota (PSDC) Fábio Valadão (PROS), Gustavo Yatecola (PT do B), Edilsinho Rodrigues (PPS), Marquinho Fiorella (PP), Marquinho da Bola (PSB), Danilo Barros (PC do B), Zé Coco (PTB). O presidente da Câmara, Sandro Caprino (PRB) também esteve por lá, mas não participou da cerimônia, que começou por volta das 17hs, devido a sessão legislativa de terça-feira.

Foto: PMP/Divulgação 

Comentar